Uma ocorrência recente no Pico dos Marins, localizado dentro do Monumento Natural Estadual Mantiqueira Paulista, em que uma pessoa torceu o tornozelo e ficou impossibilitada de prosseguir na trilha, mostrou a eficiência das placas de emergência. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu resgatar a vítima com rapidez e eficácia, graças à sinalização fornecida pela placa de emergência número Z07.

A vítima foi encontrada com a ajuda de amigos que também estavam realizando a trilha, e imobilizada pelos bombeiros antes de ser levada até a Base Marins com o auxílio de todos os envolvidos. O sucesso do resgate mostra a importância da sinalização de emergência na trilha, que proporcionou coordenadas georreferenciadas precisas e facilitou a localização da vítima.

O Mona Mantiqueira e o Corpo de Bombeiros são responsáveis pela instalação e manutenção das placas de emergência em diversas trilhas da região. Além disso, a Unidadade tem se empenhado em conscientizar os visitantes sobre a importância da sinalização e dos cuidados que devem ser tomados durante as trilhas.

Com as placas de emergência do Mona Mantiqueira, é possível realizar uma trilha com mais segurança, sabendo que em caso de acidentes, as informações de localização serão facilmente acessíveis pelos socorristas. A equipe do Corpo de Bombeiros, que realiza frequentemente resgates na região, elogiou a iniciativa e reforçou a importância da sinalização em trilhas.

O Mona Mantiqueira Paulista

O Monumento Natural Estadual Mantiqueira Paulista (MONAMP), Unidade de Conservação de Proteção Integral, foi criado pelo Decreto Estadual n°65.457/2021, em 05 de janeiro de 2021, com área de 10.363,16ha (dez mil trezentos e sessenta e três hectares e dezesseis ares) localizado nos municípios de Cruzeiro e Piquete, no Vale do Paraíba -SP.

A UC criada mediante apoio e incentivo de ações dos proprietários particulares locais tem por objetivo a conservação da biodiversidade do corredor paulista da Serra da Mantiqueira. O Mona Mantiqueira busca proteger os recursos hídricos, a paisagem local, por seu significado como marco cultural e histórico, os atributos geológicos e geomorfológicos, a restauração ecológica, a promoção da educação ambiental, a prática do desenvolvimento sustentável e a realização da inclusão social regional, com vistas aos mecanismos de gestão participativa. Por fim, pretende ordenar a visitação turística e o uso esportivo do complexo rochoso visando garantir a segurança do ambiente natural e dos usuários bem como prevenção e combate aos incêndios e a degradação ambiental.