O Parque Estadual Mananciais de Campos do Jordão, por meio da Fundação Florestal, iniciou, no último dia 10, a execução do manejo de espécies exóticas (Pinus elliotti) do seu interior. A iniciativa contemplará uma área de 16,7 hectares e atende às normas estabelecidas pelo Plano de Manejo da Unidade de Conservação. Aprovado em 2017, ele indica a erradicação de espécies arbóreas exóticas no interior da UC.
Após a fase inicial de retirada, que deve se estender por aproximadamente um ano, será iniciada a restauração ecológica com espécies nativas da Mata Atlântica, cumprindo assim a finalidade para a qual a Unidade foi criada, que é a proteção dos mananciais que se encontram em seu interior.
Toda a ação está sendo realizada sob processo licitatório de nº FF 02/2023.
Para mais informações, entre em contato pelos telefones (12) 3642 3910 e (12) 9 9768 1755.
PE Mananciais de Campos do Jordão
Criado em 1993, com uma área de 502,96 hectares, destina-se a proteger os mananciais oriundos da cabeceira do Córrego do Coutinho e Ribeirão das Perdizes (formador da represa do Salto), no município de Campos do Jordão.
Inserido no bioma Mata Atlântica, o Parque, que já chegou a ser responsável por cerca de 70% do abastecimento municipal de Campos do Jordão, conta com a presença de floresta ombrófila mista (mata com araucária) e floresta ombrófila altimontana, além de inúmeros representantes de fauna e flora da Serra da Mantiqueira.
Para além de seu papel estratégico para as águas da região, ao proteger parte dos mananciais ali existentes, a unidade de conservação é importante para a preservação da vegetação e de espécies ameaçadas da fauna endêmica, como o papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinaceae).