A Estação Ecológica de Itapeva, importante remanescente do bioma cerrado na região, recebeu, no último dia 15, a visita técnica da Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito (Fatec-CB) como parte da disciplina de Ecologia. A visita proporcionou aos estudantes a oportunidade de observar e estudar as características e atributos ecológicos da região, além de permitir que a equipe da Estação compartilhasse conhecimentos sobre a biodiversidade local e os desafios da gestão de uma unidade de conservação.

A Estação Ecológica de Itapeva assume um papel fundamental na conservação da flora do cerrado no limite meridional de sua área de abrangência geográfica. Por isso, a visita técnica da Instituição de Ensino foi de extrema importância para a compreensão da ecologia do cerrado e para a preservação desse bioma tão importante para a região.

Durante a visita, os estudantes puderam conhecer a rica biodiversidade da Unidade de Conservação e entender os desafios enfrentados na gestão da UC. Além disso, foi uma oportunidade para trocar conhecimentos e experiências, fortalecendo a parceria entre a Fatec e a EEc Itapeva.

“A união de esforços de instituições como a Fatec e a Estação Ecológica de Itapeva é fundamental para a conservação da natureza e para a construção de um futuro mais sustentável”, explica Diego Ferraz, gestor da Unidade.

EEc Itapeva

A Estação Ecológica de Itapeva possui uma pequena área ocupada pela Mata Atlântica e em sua grande parte por vegetação de Cerrado. É a unidade de conservação paulista mais próxima do limite meridional de ocorrência do Cerrado, no município de Itapeva, situado na região sudoeste do Estado de São Paulo, na bacia do rio Alto Paranapanema. Dentre as espécies nativas registradas na Estação, 20 foram enquadradas em alguma categoria de ameaça.

Entre elas, constam palmito-juçara, guatambu, erva-mate, ipê-felpudo, canela-sassafrás, cedro-rosa. Informações precisas sobre a fauna regional são escassas. Apesar disso, há registros de 81 espécies de aves, cinco consideradas ameaçadas de extinção em São Paulo: perdiz, gavião-pega-macaco, tico-tico-do-banhado, tibirro-do-pampa e cigarrinha-da-taquara. Há também registros de 24 espécies de mamíferos de médio e grande porte; seis espécies ameaçadas em listas estadual e nacional: tamanduá-bandeira, jaguatirica, gato-do-mato, onça-parda, lobo-guará, anta.