O Parque Estadual Intervales, em parceria com Sala + Verde Paranapanema – IDEAS, a Prefeitura municipal de Capão Bonito e Suzano, recebeu, no dia 1 de março, 46 professores da rede municipal de ensino para a I Capacitação em Educação Ambiental para Educadores da Rede de Ensino Público municipal de Capão Bonito. A iniciativa teve como objetivo oferecer formação complementar em educação ambiental em temas como o uso e preservação dos recursos hídricos, relação com o trabalho profissional do educador e atuação em equipe multidisciplinar na gestão e controle da qualidade do meio ambiente.

Foram oito horas de atividades com oficina ministrada por Genebaldo Freire Dias, bacharel, mestre (M.Sc) e doutor (PhD) em Ecologia pela Universidade de Brasília, autor de 19 livros sobre a temática ambiental, com 44 anos de prática acadêmica e ativismo ambientalista. Dentre os temas abordados estão: Cenários e desafios; O que podemos fazer na atual situação do Planeta; e O parque como instrumento pedagógico de Ed. Ambiental, visando capacitação dos professores para desenvolvimento de turismo pedagógico em 2023.

Nesse momento, está sendo organizada a segunda etapa do projeto, com uma nova oficina para a turma de professores prevista para acontecer na Semana do Meio Ambiente. Visitas pedagógicas já estão sendo agendadas pelos professores junto ao Parque.