A Fundação Florestal e a Secretaria de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Conselho da Pessoa com Deficiência da Praia Grande, realizaram o evento Parque Inclusivos no Núcleo Cabuçu, do Parque Estadual Cantareira. Mais de 40 pessoas passearam, no início de março, pela Trilha do Sagui com auxílio das cadeiras Julietti, equipamentos para que pessoas com mobilidade reduzida possam fazer trilhas.

O ponto de partida foi a Praia Grande que levou as pessoas com deficiência, familiares, amigos e voluntários, com destino ao Parque. Chegando ao local, os participantes receberam as orientações e um kit lanche, para, em seguida, percorrer a Trilha do Sagui.

O programa Parques Inclusivos tem como objetivo incluir as pessoas com deficiência (PcDs) nas Unidades de Conservação do Estado. Ao todo, são 75 cadeiras Juliettis disponíveis para os visitantes e, para utilizá-las, basta solicitar o acesso à gestão da UC ao chegar ao local.

Para mais informações sobre o programa, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/acessibilidade/

Parque Estadual Cantareira – Núcleo Cabuçu

Cantareira foi o nome dado à serra pelos tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e as outras regiões do país, nos séculos XVI e XVII, devido à grande quantidade de nascentes e córregos encontrados na região. Era costume, na época, armazenar água em jarros de barro, os cântaros, e o apoio usado para guardá-los, chamava-se Cantareira.

Criado em 1963, possui uma área de 7.916,52 ha, dividido em quatro núcleos, que abrangem os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras.

Sua maior porção está localizada na zona norte de São Paulo, constituindo um importante remanescente da Mata Atlântica na metrópole, e de extrema relevância ecológica para o estado de São Paulo. Foi declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO em 1994.

É considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, possuindo em seu entorno uma alta densidade demográfica. Abriga exuberante fauna – 388 espécies de vertebrados, 478 de invertebrados – e flora – cabuçu, jequitibá, juçara, cedro, xaxim, bromélia – típicas da floresta atlântica.

Para visitar a Unidade, acesse: https://cabucu.ingressosparquespaulistas.com.br/