Colaboração de sucesso entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Conexão Mata Atlântica motivou a cooperação entre as instituições

O SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – fechou uma parceria de 36 meses com a Fundação Florestal em dezembro de 2022. A instituição ofertará um total de 150 ações de capacitação profissional e de promoção social e ambiental, beneficiando funcionários e produtores rurais que atuam dentro e nos arredores das 151 unidades de conservação e de produção

A parceria do SENAR com o Conexão Mata Atlântica se iniciou em 2022, com cursos voltados aos colaboradores do projeto, além da realização de feiras para a venda de produtos produzidos pelos beneficiários do Conexão em suas respectivas cidades.

Sensibilização do curso de florestamento, articulado pela APA São Francisco Xavier em parceria com o SENAR

A colaboração entre o projeto e a instituição despertou o interesse da Fundação Florestal em trazer o SENAR para seu hall de parceiros, expandindo a área de atuação do SENAR para além do território abrangido pelo Conexão Mata Atlântica. Também se faz presente a participação dos sindicatos rurais das cidades contempladas, responsáveis por organizar as demandas por capacitação no final de cada ano. A Fundação Florestal também poderá apresentar demandas, inclusive voltadas ao Conexão Mata Atlântica.

“Entendo que esta parceria entre a Fundação Florestal e o SENAR é uma oportunidade nova para as instituições trabalharem com a capacitação de interessados em conservação ambiental e desenvolvimento rural, tanto nas unidades de uso sustentável como no entorno das unidades de proteção integral geridas pela Fundação Florestal”, afirma Fernando Feijó, membro da equipe de coordenação do Conexão Mata Atlântica.

Os cursos oferecidos de imediato abrangem as áreas de turismo, feira de produtores rurais, administração, canais de comercialização e distribuição, vendas públicas, exigências legais nos negócios, vendas conjuntas, produção florestal, entre outros. Com a parceria, novos cursos pontuais de dois dias ou programáticos de um ano (para grupos de 10 a 16 participantes) poderão ser estruturados e oferecidos, a depender do interesse das unidades de conservação e dos territórios participantes das ações.