A Fundação Florestal abriu Chamamento Público para doação de serviços de monitoramento participativo ambiental, territorial e meteorológico, por meio de câmeras e estação meteorológica na Ilha das Cabras, localizada no Parque Estadual Ilhabela.
Contemplada no Programa Adote um Parque, a iniciativa tem como finalidade a identificação, monitoramento e catalogação da biodiversidade marinha, com divulgação nas redes sociais e outros canais. Além disso, os registros serão destinados à ações de Ciência Cidadã, buscando a democratização do conhecimento e engajamento na proteção da ilha.
O monitoramento ajudará também na fiscalização de usos irregulares da área, apoiando a identificação de embarcações particulares ou operadores de turismo náutico que desrespeitem as regras definidas no Plano de Manejo do PE Ilhabela. Os dados fornecidos pelo monitoramento meteorológico irão ajudar na prevenção e mitigação de eventos climáticos, e na constituição de uma base de dados para o fomento de pesquisas científicas, ações de gestão e de salvaguarda social pelos órgãos competentes.
Os interessados em participar poderão enviar as propostas, incluindo o relatório de engajamento nas redes sociais e/ou canais de distribuição dos últimos seis meses, quando aplicável, detalhamento de equipamentos utilizados e portfólio que comprove a expertise com relação à atividade apresentada, até o dia 14/3 para o e-mail nnp@fflorestal.sp.gov.br. A análise das propostas será realizada pela Fundação Florestal, em até dez dias após o recebimento. A íntegra do chamamento pode ser conferida clicando aqui.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: nnp@fflorestal.sp.gov.br