A Estação Experimental de Bento Quirino recebeu, no início dia 5 de março, servidores da Mineração Darcy S/A, para celebrar o Dia do Ecoturismo, comemorado dia 1/3. Os colaboradores fizeram uma caminhada pela Trilha do Piqui com apoio de um guia que explicou, ao longo do percurso, a importância da preservação e conservação das áreas ambientais. No final da caminhada, a empresa proporcionou um momento de convivência com lanches e sucos.
O Dia do Ecoturismo tem por objetivo divulgar o turismo de forma sustentável, com foco na conservação do patrimônio natural e cultural, por meio da consciência ambiental.
A EEx Bento Quirino
Localizada em São Simão, em 416 hectares, em área de cerrado, se constitui numa unidade de experimentação florestal com viveiros, com capacidade produtiva de 130.000 mudas/ano, e área de uso público.
Na Unidade, encontra-se vegetação representada por remanescentes de cerrado, em que se destacam espécies como angicos (Anadenanthera macrocarpa), faveiros (Playtpodium elegans), amarelinhos (Plathymenia reticulata), ipês (Tabebuia spp) e jatobás (Hymenaea courbaril). Há também um arboreto para fins de educação ambiental com espécies como o amendoim (Plerogyne nitens), o cedro-rosa (Cedrela fissilis), a paineira (Chorisia speciosa), o pau-ferro (Caesalpinia fotea) e o guapuruvu (Schizolobium parahyba). Parte da área também é utilizada para o plantio de pínus e eucalipto.