Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Núcleo Cabuçu, do Parque Estadual Cantareira, realizará, entre os dias 22 a 26, atividades especiais voltadas aos alunos de escolas situadas no entorno da Unidade. A programação tem o intuito de convidar os participantes a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água.

Para o ano de 2023, o tema escolhido para a celebração da data será “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja viver no mundo”, cujo objetivo é discutir formas de promover mudanças de comportamento na sociedade, visando solucionar a crise global da água e saneamento.

Entre 22 e 24 de março, cerca de 240 alunos da Escola da Prefeitura de Guarulhos Cora Coralina visitarão a Unidade de Conservação para participar de diversas atividades. A programação conta com uma gincana intitulada ‘O Circuito da Água’, feita nas imediações da Represa do Cabuçu com vários tipos de obstáculos, um experimento chamado ‘Poluição das Águas’, que demonstra o que acontece com a água e a fauna de um ambiente aquático quando ele está poluído.

Além disso, a UC terá uma  exposição ‘Água virtual’, instalada em frente ao auditório, na qual serão expostos diversos itens utilizados no cotidiano, com o objetivo de demonstrar a quantidade de água que é consumida na fabricação de produtos e meios de serviços que são utilizados pela população. Por fim, a Polícia Militar Ambiental participará da programação, por meio do plantio de 4 mudas de árvores nativas, no dia 23/03, junto com as crianças presentes.

Para os visitantes, a exposição ‘Água virtual’ poderá ser conferida até o dia 26. Durante os meses de março e abril, também, a Unidade apresentará o “Proteja os Mananciais”, que busca informar sobre a importância da proteção dos mananciais. O acesso às exposições é gratuito. Para mais informações, sobre a Unidade, clique aqui.

O Dia Mundial da Água foi estabelecido em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação da água para a manutenção da vida no planeta.

Núcleo Cabuçu, do PEC

O Núcleo Cabuçu foi aberto ao púbico em 2008, como resultado de compensação ambiental entre o Instituto Florestal, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos (SAAE) e o CDR-Pedreira. Entre seus atrativos, destacam-se a centenária Barragem do Cabuçu, o Recanto do Bugio e as trilhas de interpretação da natureza.

Segundo o plano de manejo do parque, a barragem é um marco histórico considerado a primeira grande obra, que usou de técnica arrojada, apresentando como pioneirismo o uso do concreto armado. O concreto utilizado na construção foi proveniente da Inglaterra, que através de barris de madeira chegaram ao Brasil, por conseguinte São Paulo. Sua construção teve início por volta de 1904 e no ano de 1907 foi concluída tal obra, formando assim, a represa do Cabuçu. A importância da barragem tem sido objeto de estudo de tombamento pelo patrimônio histórico. No Recanto do Bugio, há um espaço de água cristalina de uma das nascentes da região.

Para mais informações e reservas, acesse: https://cabucu.ingressosparquespaulistas.com.br/