Entre os dias 29 e 31 de março, diretores, gerentes e gestores da Fundação Florestal estarão reunidos no Parque Estadual Ilha Anchieta para debater o papel da Instituição na Década dos Oceanos.
Nesta primeira etapa, será realizado um workshop com o objetivo de promover com base na troca de experiências um nivelamento institucional sobre o tema baseado.
Esta é a etapa inicial de uma série de iniciativas que serão promovidas com foco na proteção do ecossistema marinho-costeiro ao longo dos próximos anos. A expectativa é de, nas etapas posteriores, sejam realizadas oficinas abertas à sociedade civil, pesquisadores, comunidades tradicionais e outros órgãos públicos.
Na programação deste primeiro encontro entre colaboradores, organizado pela Fundação Florestal e Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com apoio da FIA Business School, foram desenhadas palestras sobre agenda internacional e pauta oceânica do estado de São Paulo, mudanças climáticas e a linha de costa, Carbono Azul – o caso dos manguezais, desafios da gestão da pesca em Unidades de Conservação, dentre outras temáticas.
A Década das Nações Unidades da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que começou em 2021 e se estende até 2030, foi proposta pela Organização das Nações Unidades (ONU) como um chamado para que os países direcionem esforços para a conscientização da população sobre a importância da preservação dos oceanos, além de mobilizar órgãos públicos, privados e sociedade em geral para ações que protejam a saúde dos mares.
No Brasil, o planejamento das ações para a Década é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), representante científico da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Confira a programação abaixo do primeiro workshop da Fundação Florestal, abaixo: