Deliberação autoriza reorganização em três unidades independentes, o que permitirá melhorar a gestão sem alterar os limites originais das áreas

O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) se manifestou favorável ao desmembramento dos perímetros da Área de Proteção Ambiental (APA) Corumbataí-Botucatu-Tejupá (Processo FF 465/2017). Com isso, o estado passará a contar com três APAs onde havia uma só: a APA Cuesta Corumbataí, no perímetro do município de Corumbataí; a APA Cuesta Paranapanema, perímetro de Tejupá; e a APA Cuesta Guarani, no perímetro de Botucatu.

O desmembramento da APA Corumbataí-Botucatu-Tejupá será oficializado, sem a alteração dos limites originais das três áreas, após assinatura dos respectivos decretos pelo governador e publicação no Diário Oficial do Estado.

“Com o desmembramento, vamos oficializar, institucionalizar, aquilo que já está colocado na prática. Em um segundo momento, vamos cuidar da questão dos planos de manejo das três áreas, com os procedimentos necessários e a participação de todos”, diz a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

Conhecida como APA das Cuestas, a unidade foi criada em 1983 e abrangia, então, porções de 34 municípios. A área protege as Cuestas Arenito-Basálticas, formações de relevo compostas por rochas vulcânicas, os Morros Testemunhos, colinas de topos planos situados em cuestas, além dos exemplares significativos da flora e da fauna regionais (cerrado e mata atlântica do interior), o Aquífero Guarani (jazimento subterrâneo de água, considerado a maior reserva da América do Sul) e o patrimônio cultural da região.

“A partir da reorganização em três diferentes unidades, conseguiremos criar condições institucionais mais propícias à melhoria da gestão de cada área, em termos humanos, financeiros e estruturais”, explica Lucila Manzatti, diretora regional da Fundação Florestal.

A criação das três APAs permitirá maior um conhecimento das Unidades de Conservação pelos moradores do entorno, a partir da reorganização e consolidação de identidades locais, além do desenvolvimento de suas individualidades, alinhadas com as perspectivas de cada região e história do território. Também facilitará o estabelecimento de condições mais favoráveis para a retomada do processo de elaboração do plano de manejo da futura APA Cuesta Guarani, assim como a elaboração e aprovação dos planos de manejo dos demais perímetros, futuras UCs.

Saiba mais sobre cada área, abaixo:

APA Cuesta Corumbataí

Nesta área, o relevo de cuestas compõe um conjunto paisagístico de grande beleza cênica e importância ambiental. Entre seus principais trechos de escarpa das cuestas se destacam a Serra do Itaqueri e a Serra de São Pedro. Paredões rochosos expõem as camadas sobrepostas de rochas da Bacia Sedimentar do Paraná, formando patamares degraus, que junto com os morros testemunhos são evidências do lento processo de erosão das cuestas.

A região é conhecida por suas inúmeras cachoeiras, resultantes dos desníveis abruptos de seu relevo, e tem se transformado paulatinamente em um centro do ecoturismo e de esporte de aventura no estado. Abrange os municípios de São Carlos, Analândia, Brotas, Itirapina, Corumbataí, Ipeúna, Rio Claro, Dois Córregos, Torrinha, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Santa Maria da Serra, São Pedro, Charqueada e São Manuel.

APA Cuesta Paranapanema

Situada no sudoeste paulista, a área engloba porções de dez municípios: Barão de Antonina, Coronel Macedo, Fartura, Itaporanga, Piraju, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Tejupá e Timburi.

As formas de relevo representadas pelas cuestas, morros, colinas e extensos vales, juntamente com a presença da vegetação nativa, sobretudo nas encostas, topos de morros e ao longo de corpos hídricos, formam um conjunto paisagístico de beleza singular e de inestimável valor histórico, cultural, científico e ambiental.

A presença de rios, córregos, banhados, cachoeiras e a represa de Xavantes compõe uma rede hídrica de grande potencial para usos diversos. Os rios de maior destaque na região, como o Itararé, Verde e Paranapanema, circundam o perímetro e quase 50% da área repousa sobre afloramentos dos aquíferos Pirambóia, Serra Geral e Guarani. A observação de aves é uma atividade bastante valorizada, com 401 espécies de aves já registradas, com destaque para o papagaio-de-peito-roxo, curió, gavião-pato, murucutu-de-barriga-amarela, pato-de-crista e marreca-de-bico-roxo.

APA Cuesta Guarani

Nesta APA, que engloba 15 municípios, encontra-se um dos mais importantes sítios arqueológicos do estado, o Abrigo Barandi, no município de Guareí, com registros pré-históricos com cerca de 6 mil anos. A fauna registra 424 espécies de vertebrados, dos quais 66 são mamíferos, 244 são aves, 58 são anfíbios e 56 são répteis.

Essa grande riqueza de espécies, com várias endêmicas e outras ameaçadas de extinção, entre elas, o muriqui e o sagui-da-serra-escuro, decorre principalmente da localização da unidade em uma região de transição de vegetação entre cerrado e mata atlântica.