Mais de 1.100 quilos de lixo foram recolhidos na Ilha do Bom Abrigo, em Cananeia, no último dia 13. O mutirão de limpeza contou com a participação de 22 voluntários e foi realizado pelo Projeto em Mar sem Lixo em parceria com o Parque Estadual Ilha do Cardoso, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Itapanhapima e as Reservas Extrativistas Taquari e Ilha do Tumba, Unidades de Conservação do Núcleo Integrado de Cananéia. Também estiveram presentes os parceiros: Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Cananéia, Projeto Boto-cinza, do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), Associação dos Monitores Ambientais de Cananéia (Amoanca), Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Cananéia (CooperCanis) e os pecadores cadastrados no projeto, Dejalma Teófilo e Edgar Mafra.

Do total recolhido, 535,7 kg foram materiais recicláveis e 646,2 não-recicláveis e todo o lixo foi levado para triagem, pesagem e feito o correto descarte e destinação. Dentre os materiais recolhidos estão: plásticos diversos, vidro, garrafas PET, latinhas de alumínio, telhas de amianto, chapas de metal (zinco), fogão, geladeira, cadeiras de plástico duro, fragmentos de metal, petrechos de pesca. O que podia ser reciclado foi entregue à cooperativa CooperCanis e a coleta do lixo não-reciclável ficou sob responsabilidade do município de Cananéia.

Mar sem Lixo

O Projeto Mar sem Lixo é estruturado em quatro diferentes componentes, sendo: Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); Educação Ambiental e Comunicação com ações preventivas; Monitoramento, avaliação e pesquisa; e Parcerias para sustentabilidade e ampliação do projeto. A iniciativa faz parte das ações do Componente 2 do programa.

A iniciativa foi criada para ser um mecanismo de incentivo à remoção de resíduos sólidos do ambiente marinho capturados acidentalmente durante a atividade de pesca artesanal, remunerando os pescadores pelo serviço ambiental, promovendo sua destinação ambientalmente adequada e promover ações preventivas de combate ao lançamento de lixo no mar.

Para mais informações, acesse: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/psa-mar-sem-lixo/