Como parte do calendário da campanha Férias no Parque, da Fundação Florestal, o Parque Estadual do Itapetinga reuniu voluntários para um mutirão de limpeza na Cachoeira do Barrocão. Realizado no último dia 5/2, a ação de educação ambiental ocorreu em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura de Bom Jesus dos Perdões, por meio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), e com os moradores da comunidade de Bom Jesus.

A ação teve início com uma roda de conversa sobre o PE Itapetinga, onde a Cachoeira do Barrocão está inserida, e a importância da coleta de resíduos, o correto descarte e destinação, além do valor das ações colaborativas envolvendo a comunidade. Este foi um momento importante de integração e fortalecimento da parceria entre prefeitura, Estado e comunidade, para que ocorram ações regulares no local, com implementação de ponto oficial de coleta, instalação de novas lixeiras e placas.

Durante a atividade de campo, foram observados usos inapropriados da área e descarte de lixo, principalmente garrafas de vidro, plásticos, além de restos de fogueiras, etc. Foram coletados cerca de 20 sacos de lixo com capacidade para 100 litros.

Neste dia, também foram instaladas placas informativas no local, chamando a atenção do público sobre a conservação da área, o descarte consciente de resíduos e práticas ambientais saudáveis. Também foram instaladas sinalizações avisando aos visitantes de que a Cachoeira se encontra em uma área protegida. As placas com mensagens educativas de sensibilização do público foram feitas pelos próprios moradores do local, mostrando o envolvimento deles com a preservação do ponto turístico.

A prefeitura de Bom Jesus dos Perdões disponibilizou duas placas oficiais que ainda serão instaladas, além da intenção de instalação de uma caçamba de lixo  por meio do Departamento de Águas e Esgoto, na rua próxima onde os turistas estacionam veículos. Há interesse também em disponibilizar mais funcionários para a limpeza e manutenção frequente da Cachoeira. Os participantes criaram, por fim, um grupo de WhatsApp para organizar os mutirões mensais.

Parque Estadual do Itapetinga

Criado em 2010, são mais de 10.000 hectares com o objetivo de proteger a biodiversidade e os recursos hídricos, bem como os remanescentes de floresta da Serra de Itapetinga. A diversidade dos atrativos naturais na região é abundante tanto pela presença de serras quanto pela presença de água, proporcionando a visitantes e turistas uma experiência inquietante na contemplação de suas paisagens, cachoeiras, represas além da grande possibilidade de avistamento da fauna e flora.

Fauna e flora que abrigam espécies ameaçadas como onça-parda, jaguatirica, gato-maracajá, irara, mão-pelada, cuíca, rã-das-corredeiras, juçara, jacarandá, copaíba, cedro, amarílis. Itapetinga em tupi-guarani significa pedra branca referência às rochas graníticas da serra e que dão nome ao Monumento Natural da Pedra Branca, principal atrativo da região.