A Fundação Florestal manifesta profundo pesar pelas famílias atingidas pelas fortes chuvas que ocorreram no litoral norte no último final de semana. A Instituição lamenta o ocorrido e agradece a mobilização da sociedade para ajudar as pessoas que perderam tudo na tragédia.
Na última sexta-feira (17), a Fundação Florestal adotou medidas preventivas, fechando os acessos aos parques e às cachoeiras da região, após análise feita pelo grupo de monitoramento de condições climáticas da Instituição em conjunto com a Defesa Civil.
Desde então, avisos foram emitidos pelas redes sociais e grupos de WhatsApp das unidades de conservação afetadas, atingindo mais de 12 mil pessoas. Além disso, cerca de 200 funcionários foram deslocados para os pontos de acessos aos atrativos para conter a visitação nessas áreas, o que evitou a ocorrência de acidentes.
Desde o último domingo (19), a Instituição tem se colocado à disposição para apoiar a logística das equipes coordenadas pela Defesa Civil, como também tem visitado comunidades isoladas levando itens de primeira necessidade.
Por conta do clima ainda instável, a Fundação Florestal comunica que manterá fechada as UCs mais próximas às áreas de risco. Para aqueles que já haviam adquirido ingresso, os reembolsos serão realizados nos próximos dias.
Confira, abaixo, a lista de UCs que terão seu funcionamento afetado:
PE Ilhabela
PE Marinho Laje de Santos
PE Restinga de Bertioga
PE Xixová-Japuí
EEc Juréia-Itatins
PE Jurupará
PE Itinguçu
PESM – Núcleo Bertioga
PESM – Núcleo Caraguatatuba
PESM – Núcleo Curucutu
PESM – Núcleo Cunha
PESM – Núcleo Itariru
PESM – Núcleo Itutinga Pilões
PESM – Núcleo Padre Dória
PESM – Núcleo Picinguaba
PESM – Santa Virgínia
PESM – Núcleo São Sebastião