Localizada em áreas dos municípios de Cruzeiro e Piquete, Unidade possui 10,3 mil hectares

O Monumento Natural Estadual Mantiqueira Paulista completa dois anos de criação nesta quinta-feira (5). Criada a partir do Decreto Estadual n°65.457/2021, a Unidade de Conservação possui uma área de 10.363,16 hectares e está localizada nos municípios de Cruzeiro e Piquete, no Vale do Paraíba. Além de proteger um rico patrimônio natural de grande beleza cênica, com áreas de montanha predominantemente cobertos por florestas e campos de altitude, a UC preserva em torno de 421 espécies de animais, sendo 294 de aves, 56 de anfíbios, 40 de mamíferos e 15 de peixes da região.

Nos últimos dois anos, a gestão da Unidade realizou diversas ações, como curso de Primeiros Socorros e Combate a Incêndios para guias e monitores que atuam no Mona e nas trilhas e travessia Marins – Itaguaré; instalação de placas de sinalização de emergência em conjunto com o Corpo de Bombeiros, que permite, em caso de ocorrências, a obtenção de informações precisas, como, por exemplo, dados rápidos da localização (coordenadas geográficas), distância do ponto do início da trilha e local mais próximo de pouso de helicóptero; reuniões Ordinárias do Conselho Consultivo; vistoria no Túnel da Mantiqueira; aquisição de placas da Trilha Transmantiqueira; e início das substituições dos Livros Cumes.

Houve, ainda, investimentos para que a Unidade contratasse dois monitores ambientais, estudo de capacidade de carga dos atrativos e adquirisse materiais de apoio para atuação na prevenção e combate a incêndios florestais como bombas costais, soprador de folhas, veículo 4×4, quadriciclo e trailer.

Para 2023, estão previstas renovação do Conselho, oferecimento dos cursos sobre Animais Peçonhentos, Não deixe rastros e Navegação em Trilhas; classificação de trilhas e Sistema de Gestão de Segurança (SGS); instalação de uma Estação Meteorológica para monitoramento climático; estruturação do Programa de Voluntariado do Mona. A Unidade também prepara as Abertura da Temporada de Montanha, prevista para acontecer em abril na cidade de Piquete que terá ciclo de palestras, mesa redonda e atrativos relativos a prática do montanhismo.

Sobre o Mona Mantiqueira Paulista

O Monumento Natural Estadual Mantiqueira Paulista (MONAMP), Unidade de Conservação de Proteção Integral, foi criado pelo Decreto Estadual n°65.457/2021, em 05 de janeiro de 2021, com área de 10.363,16ha (dez mil trezentos e sessenta e três hectares e dezesseis ares) localizado nos municípios de Cruzeiro e Piquete, no Vale do Paraíba -SP.

A UC criada mediante apoio e incentivo de ações dos proprietários particulares locais tem por objetivo a conservação da biodiversidade do corredor paulista da Serra da Mantiqueira. O Mona Mantiqueira busca proteger os recursos hídricos, a paisagem local, por seu significado como marco cultural e histórico, os atributos geológicos e geomorfológicos, a restauração ecológica, a promoção da educação ambiental, a prática do desenvolvimento sustentável e a realização da inclusão social regional, com vistas aos mecanismos de gestão participativa. Por fim, pretende ordenar a visitação turística e o uso esportivo do complexo rochoso visando garantir a segurança do ambiente natural e dos usuários bem como prevenção e combate aos incêndios e a degradação ambiental.

Para visitar a Unidade e saber mais informações: https://mantiqueirapaulista.ingressosparquespaulistas.com.br/home

(Foto: Lucas Peixoto)