A Área de Proteção Ambiental (APA) Ibitinga completa, nesta sexta-feira (20), 36 anos de criação. Com 69.087,60 hectares, a Unidade de Conservação abrange os biomas da Mata Atlântica e Cerrado.
Localizada em Ibitinga, a UC se destaca pelas áreas alagadas, conhecidas como “Pantaninho” (várzea do rio Jacaré-Pepira) e “Varjão” (várzea do rio Jacaré-Guaçu), onde existem importantes remanescentes de vegetação em estágio avançado de regeneração. Possui, ainda, vegetação de porte médio, com troncos grossos e tortuosos como barbatimão, ipê-amarelo-do-cerrado e angico.
Muitas espécies nativas da fauna são encontradas por lá. Mamíferos como lobo-guará, gato-do-mato, jaguatirica, jagurundi, veado-mateiro, onça-parda, tamanduás mirim e bandeira, macaco-prego, bugio ruivo, mão-pelada e anta foram apontados na região. Sem esquecer das grandes sucuris, “rainhas” dos rios da APA, do jacaré-do-papo-amarelo, das aves como biguás, tuiuiús, cabeças-secas, colhereiros, martins-pescadores. E das espécies de peixes como piapara, curimbatá, mandijuba, piau-de-três-pintas entre outros.
Para saber mais sobre a APA, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/area-de-protecao-ambiental-ibitinga/
Confira mais imagens do local abaixo: