Projeto “Educação Ambiental e a nossa Campininha” foi voltado para alunos do Ensino Fundamental da EMEF “Professor Geraldo Sorg” e realizado nas Estação Ecológica, Estação Experimental e Reserva Biológica de Mogi-Guaçu

Chegou ao fim o primeiro ano do projeto “Educação Ambiental e a nossa Campininha”, desenvolvido nas Estação Ecológica, Estação Experimental e Reserva Biológica de Mogi-Guaçu. Voltado para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) da Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) “Professor Geraldo Sorg”, a iniciativa teve como objetivo fazer um levantamento da história da Fazenda Campininha, por meio de relatos de moradores locais, para criação de um acervo de documentos e fotografias do patrimônio natural. Com isso, despertar nas crianças o sentimento de pertencimento ao bairro e o reconhecimento da importância das Unidades de Conservação para a comunidade local. Idealizado para se tornar permanente na escola e continuar sendo desenvolvido nos próximos anos, ele é desenvolvido a partir de oficinas para jovens dentro da UC para transformar as crianças em futuros guias mirins do local, visando o turismo ecológico.

Ao longo do ano, o projeto contou com mais de 500 crianças envolvidas. Foram realizadas pesquisas e entrevistas com moradores locais para montar um acervo histórico da Fazenda Campininha, por meio de documentos e fotografias antigas; roda de conversa com antigos moradores do bairro para a transcrição de relatos sobre a Fazenda; palestra e roda de conversa com os gestores da Estação Ecológica e Experimental para a entender a importância da área: suas características, fauna e flora local, bem como os problemas ambientais relacionados ao ecossistema; oficinas com pirógrafos para alguns alunos para a confecção de placas de sinalização que serão utilizadas nas trilhas, diversos locais das Unidades e também em alguns ambientes da escola (salas e sanitários); visita orientada às três áreas protegidas da “Fazenda Campininha” – Estação Ecológica (EEc), Estação Experimental (EEx) e Reserva Biológica (Rebio), localizadas no distrito de Martinho Prado Júnior para conhecer e registrar o momento das trilhas através de fotografias e vídeos; e, por fim, exposição dos relatos e fotografias sobre a UC.

Também foi criado um bosque, que levou o nome da escola, em que já foram plantadas cerca de 100 árvores. A expectativa é que o número seja ampliado nos próximos anos, com a chegada de novos alunos.

Confira as fotos do primeiro ano do projeto: