No sábado (26 de novembro), a Estação Experimental de Tupi realizou o “Observando as aves no Horto de Tupi”, que contou com a participação de 30 pessoas ao longo da manhã. O evento realizado é parte do Programa “Vem pro Horto”, que busca aproximar a comunidade da Unidade de Conservação. Esta edição contou com a parceria especial do biólogo, ornitólogo e guia de observação de aves Valdir Felipe e do Grupo de Estudos e Observaçãode Piracicaba (Geop). Conta ainda com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), Tupi Transportes e Guarda Civil Municipal.

O programa Vem pro Horto é realizado pela Fundação Florestal, Sedema, Instituto de Pesquisas Ambientais e Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/Esalq/USP), com diversos parceiros, sendo que a sua programação é construída de forma participativa no início de cada ano e divulgada no Instagram e Facebook. No canal “Estação Experimental de Tupi” no Youtube, está disponível um vídeo sobre o programa educativo.

“Durante a atividade, foram observadas mais de 50 espécies, com destaques para o Gavião-belo (Busarellus nigricollis) e Mariquita (Setophaga pitiayumi) e os migratórios de verão Bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus) e o Sovi (Ictinia plumbea)”, relata Valdir Felipe. “A observação de aves está crescendo. As pessoas estão percebendo que há muitas aves diferentes e os cidadãos piracicabanos são privilegiados, pois o município conta com mais de 350 espécies”

A equipe da Escola Estadual Pedro de Mello também participou da atividade. “O que aprendemos será levado para as salas de aula, desenvolvendo atividades pedagógicas em diversas disciplinas como Ciências, Biologia, Artes, Geografia, Matemática, Educação Física. Agradecemos a parceria com o Horto de Tupi, sempre nos proporcionando conhecimento técnico, dentro de uma área de preservação ambiental, fomentando em todos a educação ambiental crítica”, relata Kelly Corrente, coordenadora de Organização Escolar.

Para acessar a lista das espécies registradas no evento, acesse: https://ebird.org/checklist/S123149102