Cerca de três mil pessoas, entre alunos do Ensino Fundamental de escolas municipais, estaduais, estudantes da Apae de Iguape, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e público em geral passaram pela Praça São Benedito, centro de Iguape, na última sexta-feira (25) de novembro. A IV Expo Ambiente, organizada pela Fundação Florestal com apoio da Prefeitura Municipal de Iguape, contou com 24 tendas temáticas, exposições e atrações. Os temas abordados estavam relacionados à importância das Unidades de Conservação, tratamento de água e esgoto, resíduos sólidos, comunidades quilombolas, agricultura familiar, atividade interativa com as crianças e pesquisa sobre animais marinhos.

Um dos atrativos que mais despertou a atenção dos presentes foi a apresentação de imagens do Google Earth em um telão que, de forma lúdica, abordou sobre os espaços que a comunidade habita e as diferentes atividades que ocupam o território, desde UCs, terras indígenas, espaços caiçaras, até os bairros e as escolas, despertando a curiosidade e sentimento de pertencimento nas pessoas. O evento explicou sobre os serviços prestados por cada instituição participante e a importância da conservação do Meio Ambiente, além de conhecer mais do trabalho da Polícia Ambiental. Os participantes também tiveram a oportunidade de experimentar óculos de realidade aumentada com imagens de drone de toda região.  O evento teve ainda, como principal atração, a Banda Municipal de Iguape “Aquilino Jarbas de Carvalho”.

A Fundação Florestal contou com três diferentes tendas. A primeira “Unidades de Conservação e sua importância”, teve apresentação sobre as UCs, exposições e animais taxidermizados. Já em “Mudas nativas da Mata Atlântica”, foram recolhidos materiais como: óleo de cozinha usado, eletrônicos inservíveis, e, como compensação pelo material entregue, o público ganhava uma muda de espécie nativa da Mata Atlântica.

Por fim, na tenda “Natureza Misteriosa – Teste seus sentidos”, os participantes percorreram um circuito com caixas fechadas, contendo diferentes elementos, dispostas em mesas, onde tatearam, sentiram a textura, cheiro e ouviram sons, para descobrirem quais eram os objetos. A finalidade desta atividade é a sensibilização dos sentidos, para que todos possam conhecer elementos da Mata Atlântica por meio da curiosidade em descobrir o que há dentro das caixas misteriosas.

Pela Fundação Florestal estiveram presentes: APA Ilha Comprida, APA Marinha Litoral Sul, ARIE da ZVS da APAIC e ARIE do Guará, EE Chauás, EE Juréia-Itatins, PE Campina do Encantado, PE Ilha do Cardoso, PE Prelado, PE Itinguçu, RVS Ilha Guararitama e do Bom Abrigo, RDS Barra do Una e RDS do Despraiado.

Além da FF, o evento contou com a participação das seguintes instituições: ICMBio – Instituto Chico Mendes da Biodiversidade; ETEC – Escola Técnica Paula Souza – Engº. Agrº Narciso de Medeiros; Prefeitura Municipal de Ilha Comprida; Itesp – Instituto de Terras do Estado de São Paulo; Vigilância Sanitária; Cooperafloresta – Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo; Corpo de Bombeiros; Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Cananéia – CooperCanis; Projeto Rodovia SP – Mirim da Polícia Rodoviária; Acan – Associação dos Criadores de Abelhas Nativas da Baixada Santista e Vale do Ribeira e Meliponário Jacupiranga; CAT – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral- Regional Registro, UNESP-Campus de Registro; Coopafasb e Coobio e Sabesp.

Confira mais fotos do evento: