Serão lançados mais de 290 quilos de sementes da palmeira-juçara com o uso de drone; Programa Juçara já repovoou aproximadamente 600 hectares em Unidades de Conservação

Entre esta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), a Fundação Florestal realizará o lanço de sementes de juçara sem polpa no Núcleo Padre Dória, do Parque Estadual Serra do Mar. O lançamento aéreo de 298 quilos de sementes, com o uso de drone, acontecerá sobre uma área de 5,8 hectares, no município de Salesópolis. Este é o 20º lanço realizado pela Instituição em uma Unidade de Conservação do Estado desde que o Programa Juçara começou.

O Programa Juçara constitui uma iniciativa pioneira da Fundação Florestal em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (por meio do Programa Vale do Futuro), Itesp, Ibama, universidades, prefeituras e entidades representativas da sociedade civil. A iniciativa oferece uma alternativa de trabalho e de renda a pequenos agricultores e comunidades tradicionais nas regiões onde se insere.

Em 2021, foram repovoados 360 hectares em Unidades de Conservação, sendo cinco no Vale do Ribeira e outras cinco em núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar. Já até dezembro de 2022, foram repovoados 236 hectares, sendo quatro no Vale do Ribeira e três em núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar.

Além da questão ambiental, o programa procura modificar a cultura extrativista da palmeira-juçara ao desestimular o corte da árvore para a extração do palmito, oferecendo a opção de obter seu sustento por meio do cultivo e da venda da polpa de semente para o reflorestamento.

A preservação da palmeira está diretamente ligada à manutenção da biodiversidade local. Sua semente e seu fruto servem de alimento para mais de 68 espécies, entre aves e mamíferos. Tucanos, jacutingas, jacus, sabiás e arapongas são os principais responsáveis pela dispersão das sementes, enquanto cotias, antas, catetos e esquilos, dentre outros, se beneficiam das sementes e frutos.

Núcleo Padre Dória

O Núcleo Padre Dória, criado em 2014, com área de 26.154,02 ha, está localizado nas cabeceiras do Alto Tietê e Alto Paraíba, planalto da Serra do Mar distribuído entre Salesópolis, Paraibuna, Biritiba-Mirim, Caraguatatuba, São Sebastião e Bertioga.

O Núcleo garante a conservação de diversas formações vegetais de Mata Atlântica, como a floresta ombrófila densa, floresta ombrófila mista e campos de altitude. Das 200 espécies endêmicas da Mata Atlântica, 131 ocorrem no PE da Serra do Mar e 42 estão ameaçadas de extinção. O Núcleo abriga espécies raras como jacutinga, gavião-pombo-grande, pato-mergulhão, bicudinho-do-brejo-paulista, muriqui-do-sul e uma variedade de micro-orquídeas.

Cenários naturais, com escarpas acentuadas e campos de altitude, diferentes formações vegetais, rios e cachoeiras, complementados por vestígios arqueológicos e cultural da Estrada Dória, utilizada no período colonial e imperial para escoamento de produtos e comercialização de escravizados, são os atrativos do Núcleo.

Para saber mais sobre a Unidade de Conservação, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-serra-do-mar-nucleo-padre-doria/