A Estação Experimental de Bento Quirino, por meio da Fundação Florestal, em parceria com a prefeitura municipal de São Simão, o movimento Lixo Zero e a Fundação Cultural Simonense (Funcus) que administra o Museu Histórico Cultural “Alaur da Mata”, criou o Centro de Visitantes e de Educação Ambiental”.

O Cento de Visitantes/Educação Ambiental tem ambientes ligados às questões ambientais e culturais do município, tornando-se referência no acolhimento e propagação de conhecimento na cidade. O local conta com vários ambientes, incluindo Sala Fauna (dedicado à fauna local), Sala Flora (dedicado ao Cerrado Paulista), Sala Lixo Zero (dedicado à causa de reduzir a produção de resíduos), Sala das Unidades (memorial referente às unidades da Fundação Florestal no município), Sala de Arqueologia, Imigração, Geologia e um Memorial da Visita Imperial no local. Além disso, conta com refeitório, biblioteca, área administrativa e uma área equipada para palestras e cursos.

A unidade já proporcionou cursos e palestras em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o Sindicato de Luiz Antônio, além de receber escolas, turistas e se tornar o centro administrativo e centro de apoio às operações, como a queima prescrita e de combate aos incêndios florestais.

O Centro está aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Para mais informações, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/estacao-experimental-de-bento-quirino/