Já está disponível no site da Fundação Florestal o Programa de Educação Ambiental (PEA-Bananal),  fruto do esforço de diversos segmentos da sociedade e do poder público, incluindo as assessorias de Educação e Comunicação da Fundação Florestal, Gestão da Estação Ecológica de Bananal, Coordenação do Projeto Conexão Mata Atlântica, Secretaria Municipal de Ensino de Bananal e a executora contratada, Ciclos Consultoria Ambiental.

O Caderno do Educador, por exemplo, se propõe a fornecer subsídios teóricos e práticos para apoiar o docente em sua jornada de conduzir o aluno a uma crítica consciente e racional de sua interação com o Meio Ambiente, expandindo as possibilidades lúdicas e educacionais em sua empregabilidade.

Além dele, também estão disponíveis para download gratuito materiais expositivos sobre a água, biodiversidade, consumo consciente, educação ambiental, fauna, flora, Mata Atlântica, mudança climática, pegada ecológica e pesquisa científica.

Para a íntegra dos conteúdos, clique em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2022/11/programa-de-educacao-ambiental-eeb-peaeeb/

Sobre a EEc Bananal

A Estação Ecológica Bananal, criada em 1987, em 884 hectares, ajuda a proteger um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do estado de São Paulo. Está localizada na Serra da Bocaina, próxima a divisa com o estado do Rio de Janeiro.

Conhecida como o paraíso das bromélias, abriga muitas espécies importantes de fauna, como os primatas mono-carvoeiro e bugio, mais de trezentas espécies de aves, entre elas o gavião-pombo e o gavião-pega macaco, porcos caetetus e queixada e a onça-parda.

Na Estação Ecológica Bananal encontra-se um trecho preservado de 800 metros da histórica trilha do ouro, um caminho de mais de 300 anos, construído por mão de obra escrava e todo calçado por rochas. Essa trilha possui atributos históricos culturais, sendo utilizada em atividades de educação ambiental.

Para mais informações, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/estacao-ecologica-bananal/