Em comemoração a Dia Internacional da Montanha, celebrado em 11 de dezembro, a Fundação Florestal, em parceria com a Associação de Esportes de Montanha da Pedra do Baú (Assem), organizou uma ação de coleta de resíduos na área de uso público do Monumento Natural Estadual da Pedra do baú. O mutirão contou com a participação de aproximadamente 14 voluntários e teve como foco percorrer os locais mais frequentados pelos visitantes dentro da Unidade de Conservação e recolher todo tipo de resíduo solido que foi descartado de forma inadequada no meio ambiente.

Durante a atividade, foram coletados resíduos como: bitucas de cigarros, tampas de garrafas, embalagens plásticas, garrafas de vidro, placa metálica e até mesmo fezes humanas. A atividade concentrou-se também na área do Bauzinho que recebe o maior fluxo de visitantes e, por isso, sofre os impactos eminentes ao descarte inadequado de resíduos. Neste mesmo local, haviam três chumbadores parabolt, instalados sem autorização e que foram removidos pelos participantes da atividade.

Ao fim do dia, os participantes computaram a quantidade de resíduos coletados, com o auxílio do aplicativo Montanã Limpia, o que gerou uma estimativa de aproximadamente 23 kg de resíduos coletados durante a ação, um número expressivo se for levado em conta a área total da Unidade.