As inscrições para a temporada de 2022/2023 do Programa de Voluntariado do Parque Estadual Prelado estão abertas até o dia 25 de novembro. As atividades serão realizadas em duas localidades no município do Iguape, dentro da Unidade de Conservação e no escritório regional que fica no centro da cidade. Ao todo serão quatro turmas nos períodos de 19/12 a 6/1; 2/1 a 20/1; 16/1 a 3/2 e 15/02 a 24/02. Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos ou jurídicas que tenham como interesse ações de conservação e preservação ambiental, bem como de desenvolvimento social e econômico.

O programa de voluntariado tem como objetivo apoiar a gestão da UC voltada para suas atividades de Uso Público no período de verão, no qual, a demanda de visitação é alta. Dentro do projeto, os voluntários ficarão responsáveis por atividades como orientação dos visitantes quanto às normas para visita, assim como cuidados de segurança; aplicação de questionários para construção do perfil dos visitantes e satisfação da visita; monitoramento do impacto da visitação pública; atividades de limpeza de praia, de Educação Ambiental e administrativas; além da produção de materiais para apoio do Uso público, como: placas, cartazes, vídeos, posts, brinquedos, entre outros.

Os interessados devem preencher o formulário disponível aqui. O resultado será divulgado pelo Instagram do PEP no dia 2/12  e os selecionados participarão de um encontro virtual para esclarecimento de dúvidas no dia 5/12, das 17h às 19h, pela plataforma zoom.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail pe.prelado@fflorestal.sp.gov.br ou pelo telefone (13)3841-2029.

O Programa de Voluntariado

Fazendo parte do Programa de Voluntariado da Fundação Florestal, é possível atuar nas Unidades de Conservação paulistas, como parques, florestas estaduais e estações ecológicas. São áreas de grande importância para a preservação das riquezas naturais que habitam o Estado.

O programa tem a finalidade de possibilitar a atuação de voluntários no auxílio da gestão e manejo das UCs, fortalecer a gestão das Unidades em função da adoção de um modelo de gestão participativa, capacitar e potencializar a formação técnica e científica dos cidadãos interessados em atuar na questão ambiental, reforçar a cidadania, valores e crenças da sociedade, além de conservar, preservar e valorizar o patrimônio ambiental e cultural.

Para mais informações sobre o programa, acesse: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programadevoluntariado/

PE Prelado

Em 2013, a partir da reclassificação das áreas da Estação Ecológica da Jureia-Itatins em um Mosaico de Unidades de Conservação, um avanço significativo na conservação da biodiversidade na região permitindo a modernização da sua gestão ambiental, foi criado o Parque Estadual do Prelado.

O Parque está localizado no Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape e Cananeia e abrange uma diversidade de ecossistemas, associada à beleza da paisagem e à riqueza de espécies da fauna e da flora, inclusive endêmicas, que justificam todos os esforços para a sua conservação.

A vegetação presente é a de restinga, com as seguintes composições: vegetação de praias e dunas; vegetação sobre cordões arenosos; floresta de transição restinga-encosta. A fauna apresenta uma variedade de espécies, algumas ameaçadas de extinção, como a harpia.

Atualmente os atrativos são a Praia da Juréia e a Cachoeira do Prelado (Pocinho), localizados no Núcleo Costão da Juréia. As principais atividades realizadas pelo turista são: caminhadas pela praia, passeios de bicicleta e banho de mar e de cachoeira.