Será lançada mais de uma tonelada de sementes da palmeira-juçara com o uso de drone; Programa Juçara já repovoou aproximadamente de 600 hectares em Unidades de Conservação

Na próxima segunda-feira (28), a Fundação Florestal iniciará o lanço de sementes de juçara sem polpa no Parque Estadual Caverna do Diabo. O lançamento aéreo de 1.660 kg de sementes, com o uso de drones, acontecerá ao longo de sete dias, sobre uma área de 33,2 hectares, no município de Eldorado.

Este é o 19º lanço realizado pela Instituição em uma Unidade de Conservação do Estado desde que o Programa Juçara começou. A escolha da área para o repovoamento foi estratégica, já que o local é desprovido da espécie nativa da Mata Atlântica, que se encontra ameaçada de extinção. As sementes para essa ação foram adquiridas da Cooperativa do bairro do Guapiruvu (Coopafasb), de Sete Barras, que comercializa produtos da agricultura familiar promovendo a cooperação, desenvolvimento técnico, social e econômico de seus cooperados, visando o desenvolvimento regional solidário.

O Programa Juçara constitui uma iniciativa pioneira da Fundação Florestal em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (por meio do Programa Vale do Futuro), Itesp, Ibama, universidades, prefeituras e entidades representativas da sociedade civil que oferece uma alternativa de trabalho e de renda a pequenos agricultores e comunidades tradicionais nas regiões onde se insere.

Em 2021, foram repovoados 360 hectares em Unidades de Conservação, sendo cinco no Vale do Ribeira e outras cinco em núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar. Em 2022, serão repovoados mais de 269 hectares, sendo quatro no Vale do Ribeira e três em núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar

Além da questão ambiental, o programa procura modificar a cultura extrativista da palmeira-juçara ao desestimular o corte da árvore para a extração do palmito, oferecendo a opção de obter seu sustento por meio do cultivo e da venda da polpa de semente para o reflorestamento.

A preservação da palmeira está diretamente ligada à manutenção da biodiversidade local. Sua semente e seu fruto servem de alimento para mais de 68 espécies, entre aves e mamíferos. Animais como tucanos, jacutingas, jacus, cotias, antas e catetos se beneficiam das sementes e dos frutos, além de serem responsáveis pela dispersão das sementes.

PE Caverna do Diabo

Criado em 2008, o parque integra o Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga, junto com outras 13 unidades. São mais de 40 mil hectares distribuídos entre os municípios de Barra do Turvo, Cajati, Eldorado e Iporanga. Com o objetivo de proteger um dos biomas mais ameaçados do mundo – a Mata Atlântica – , o parque tem como principal atrativo a Caverna do Diabo, uma das maiores cavernas do estado, com mais de 6.000 m de extensão. Conta ainda com trilhas e cachoeiras, que oferecem bons momentos de lazer, aventura e descanso.

Destaque ainda para a fauna e a flora – das mais ricas e variadas – registrando animais como jacutingas, onças e macacos, além de árvores nativas como araçás, guapuruvus e palmitos-juçaras.

Saiba mais sobre a UC em: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-caverna-do-diabo/