O Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar recebeu, no último sábado (5), cerca de 80 monitores para a disciplina prática “Inclusão social para deficientes em trilhas”, no âmbito do Curso de Formação de Monitores Ambientais Autônomos da Fundação Florestal. A atividade contou com a participação da equipe da Unidade de Conservação, funcionários da Fundação Florestal e da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de São Sebastião.
A disciplina abordou dinâmicas e simulações de técnicas de inclusão e condução de pessoas com deficiência em trilhas, o uso correto de Cadeiras Julietti, equipamento que permite o contato de pessoas com ausência ou mobilidade reduzida com a natureza e seus atrativos, como trilhas e cachoeiras.
O conteúdo e vivências apresentados durante a aula são um importante reforço na formação destes profissionais que, além de ampliarem o leque de oportunidade de trabalho no território, adquirem capacidade e habilidade para lidar com pessoas com deficiência, proporcionando a este público a aproximação e o contato com as Unidades de Conservação geridas pela Fundação Florestal.