Na última segunda-feira (29), foi lançado o Programa Conexão Água – Plantando Arvores Produzindo Água, que visa a preservação ambiental entre a Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga e a Floresta Nacional de Ipanema (FLONA de Ipanema). As ações planejadas ajudarão a interligar os maiores remanescentes florestais da região.

Além da Fundação Florestal, o programa envolve os esforços das prefeituras de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Iperó e Salto de Pirapora e Votorantim contando também com o apoio da Floresta Nacional (FLONA) de Ipanema e da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). O projeto conta também com apoio do “Programa Nascentes”, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima).

No programa, o proprietário concede a autorização para que o plantio ocorra em sua propriedade e todo custo é de responsabilidade de quem vai efetuar o plantio por meio da obrigatoriedade de cumprimento de compensação ambiental. Os proprietários interessados em incluírem as áreas no banco de áreas podem procurar os municípios ou ir diretamente ao banco de áreas do Programa Nascentes da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), pelo link https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programanascentes/cadastre-areas/.

Os principais objetivos são a conservação e a recuperação ambiental, proporcionando a recarga de água nos mananciais e a formação de corredores ecológicos na região, ao aproximar e/ou conectar os remanescentes florestais. Isso porque um dos principais intuitos da criação destas UCs é justamente preservar a biodiversidade e o entorno do reservatório de Itupararanga, que recebe grande pressão da crescente população e do crescimento socioeconômico, além das intensas estações de estiagem.

Para assistir o evento de lançamento, acesse: https://youtu.be/PSS7OjZ8YEY

APA Itupararanga

Situada no Planalto de Ibúna/São Roque, na Serra do Taxaquara, entre a Serra do Mar e o Planalto de Jundiaí, abrange uma faixa ao redor da represa de Itupararanga. Compreende os municípios de Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim. Destina-se a proteger a qualidade e a quantidade as águas, bem como a diversidade biológica da região.

A crise de oferta de energia elétrica no estado deu origem à construção da represa, em 1911, com a barragem do rio Sorocaba. Desde 1974, a operação da barragem passou a ser de responsabilidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Os principais rios formadores da represa Itupararanga são Sorocabuçu, Sorocamirim e Una. Todos nascem em Ibiúna e percorrem o território do município até se encontrarem e formarem um novo rio: o Sorocaba. Na represa e no rio Sorocaba, foram registradas espécies de peixes como lambe-lambe, curimbatá, lambari, saguiru, traíra, cascudo, cadela e o mandi que só vive em águas correntes.