Evento acontecerá no próximo sábado (25), a partir das 10 horas, e terá entrada gratuita

Em 2022, completa-se 70 anos da grande rebelião do Instituto Correcional, pertencente ao 5º Batalhão de Caçadores da Força Pública do Estado de São Paulo, que resultou no fechamento do presídio. O local é hoje o Parque Estadual Ilha Anchieta, que abriga muitas histórias conhecidas e outras que ainda estão sendo desvendadas.

Deste marco, que mudou muitas vidas, foi instaurado, em Ubatuba, o Dia Municipal dos Filhos da Ilha (Lei Municipal nº 3194, de 9 de junho de 2009). Para lembrar essa data, no próximo sábado (25), será realizado um evento em memória ao dia da Rebelião no PE Ilha Anchieta, em homenagem às diversas fases da sua história.

Os trabalhos iniciarão com o 1° Festival do Cambuci e frutas nativas do PE Ilha Anchieta, com direito a pratos deliciosos da culinária a base das frutas e da típica culinária caiçara, com um concurso gastronômico, fruto de uma parceria com a Rota do Cambuci, organizado pelo Instituto AUÁ.

O evento contará com atrações culturais que trarão à luz partes da história da rebelião e suas várias facetas e com a inauguração de um novo roteiro histórico, o Circuito Cívico “Soldado Chagas”, com participação da Banda Regimental de Música – CP-1.

Para fechar com chave de ouro e homenagear os 172 japoneses que um dia ficaram reclusos na Ilha, será inaugurado um novo atrativo no PEIA, o Jardim das Orquídeas “Fumio Ueda”, junto à Bica “Tokuichi Hidaka”, com participação especial do grupo Kaito de música popular tradicional japonesa.

Confira a programação na íntegra abaixo:

Para mais informações sobre a Unidade de Conservação, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-ilha-anchieta/