A Fundação Florestal, por meio da equipe do Núcleo Integrado de Unidades de Conservação de Cananéia, realizou uma série de atividades no município em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

Na quinta-feira (2), a equipe realizou uma visita à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cananéia (APAE). O evento contou com uma roda de conversa sobre a importância das Unidades de Conservação, consumo consciente, palestra sobre o cerco-fixo e a pesca artesanal com apoio de maquete e apresentação de peças de animais taxidermizados, representando espécies da fauna local.

No dia seguinte (3), com apoio logístico da equipe da Fundação Florestal, a Escola Estadual Yolanda Araújo Silva Paiva recebeu o Projeto Tenda Oceano do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). Os alunos da pós-graduação do IO-USP falaram sobre cultura oceânica, sobre a importância dos oceanos para a vida na Terra e como os processos que ocorrem no oceano influenciam no nosso dia a dia. Em seguida, apresentaram a exposição de organismos marinhos e equipamentos oceanográficos usados para pesquisas científicas. Cerca de 200 alunos, do ensino fundamental e médio, visitaram a tenda ao longo do dia, além de professores que acompanhavam as turmas.

Para finalizar a semana, a equipe realizou a instalação de armadilhas fotográficas no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, com o objetivo de iniciar a fase piloto de monitoramento de fauna na Unidade de Conservação. Tais equipamentos estão integrados ao Programa de Monitoramento de Biodiversidade da Fundação Florestal.

Sobre o Núcleo Integrado de Unidades de Conservação de Cananéia

O Núcleo Integrado de Unidades de Conservação de Cananéia é composto pelas seguintes Unidades de Conservação, sob gestão da Fundação Florestal:

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso foi criado pelo Decreto nº 40.319 de 03 de julho de 1962. O Parque possui cerca de 13.600 hectares de área protegida, onde residem sete comunidades tradicionais e uma aldeia indígena e detém uma das áreas mais conservadas do Bioma da Mata Atlântica. No P.E. da Ilha do Cardoso e entorno existem atrativos para várias modalidades da visitação pública, como trilhas para acessar cachoeiras, observação de aves, observação de golfinhos, vivência com a cultura caiçara, e muito mais.

O Parque Estadual Lagamar de Cananéia protege cerca de 40.758 hectares, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada em 21 de janeiro pela Lei N° 12.810 de 2008. Em sua área, podem ser encontradas diversas espécies da flora, como o palmito juçara, além de diversas espécies da fauna, destacando-se o Mico-Leão-da-Cara-Preta. O PELC abrange ecossistemas de Floresta Ombrófila Densa, Floresta de Restinga, Caixetais e Manguezais. Em sua extensão, podem ser observados sítios de grandes belezas cênicas como o salto do Ipiranguinha, cachoeira do rio das minas entre outras.

A APA Marinha do Litoral Sul foi criada em 2008, compreendendo os municípios de Cananeia, Ilha Comprida e Iguape, estendendo-se desde a divisa entre os estados de São Paulo e Paraná (limite sul), até a divisa entre Iguape e Peruíbe (limite norte), abrangendo as praias, os costões rochosos e as ilhas existentes entre a faixa da preamar máxima (maré mais alta), até os 25 metros de profundidade. As condições naturais da região determinam flora e fauna aquáticas ricas, resultando em altos índices de biodiversidade e em fartos estoques pesqueiros.

Instituídas em 2008 com a criação do Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga, a RDS Itapanhapima, RESEX Ilha do Tumba e RESEX Extrativista do Taquari localizam-se no Complexo Estuarino Lagunar de Cananeia, um importante berçário organismos aquáticos. Juntas somam quase 3000 ha de áreas de floresta ombrófila densa, restingas, grandes extensões de manguezais, além de outros ambientes estuarinos de grande importância para a manutenção da biodiversidade local.

Expediente do Escritório Regional de Cananéia

Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.

Endereço: Avenida Prof. Wladimir Besnard, s/n, Morro São João, Cananeia (SP).

Telefones para contato: (13) 3851-1163 ou 3851-1108.