A Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) realizou, no último sábado (25), uma Oficina de Saneamento Ambiental, atividade do integrante do programa “Vem pro Horto”, conduzida pelo Raízes de Tupi, subgrupo da OCA – Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP, com o apoio da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Com cerca de 20 participantes, a oficina iniciou-se com um café da manhã e alongamento. Em seguida, os integrantes do Raízes de Tupi falaram sobre o que são tecnologias sociais voltadas ao saneamento ambiental e mostraram diversas estruturas que podem ser utilizadas, especialmente nas áreas rurais, onde não há ligação com a rede de esgoto.  Também foi abordado sobre o saneamento rural no distrito de Tupi, a partir do diagnóstico sobre o tema feito pelo grupo e as contribuições dos moradores do local. No final, foi realizada uma trilha até o Ribeirão Tijuco Preto, enfatizando-se a relação entre a floresta e a água, bem como a importância da Estação Experimental de Tupi como mata ciliar daquele ribeirão.

A estudante de Engenharia Florestal Letícia de Souza Fazio, integrante do Raízes de Tupi, falou sobre a sua satisfação em participar da organização da atividade: “Foi rica a troca de conhecimento e experiências e no final os participantes avaliaram a oficina com uma palavra, sendo que foram citadas palavras como: Conhecimento, Aprendizagem, Comunicação, Felicidade, entre outras”.

Rafael Barty Dextro, doutorando em Ciências no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), elogiou o evento: “Acho que foi muito importante porque a extensão universitária associada à educação ambiental é o primeiro passo para trazer uma conexão entre as pessoas e o meio ambiente e é através dessa conexão que as pessoas conseguem se sentir incluídas e entendem a importância de cuidar da natureza”. Josimara Elisa, fotógrafa de natureza da página ‘Piracicaba por meus olhos’ também manifestou sua opinião: “Achei de extrema importância conhecer técnicas de saneamento viáveis e de baixo custo que podem ser implementadas e beneficiar a comunidade. Senti falta de mais pessoas do entorno do Horto e espero que tenha mais eventos como esse para que mais pessoas tenham acesso a essas informações”. Durante a trilha, Josimara registrou a presença do gavião gato.

A próxima atividade do Vem por Horto será a “Caminhada Histórica 2”, no dia 9 de julho, com concentração em frente à Igreja São José de Tupi às 8h. Nessa atividade realizada em parceria com a Associação dos Moradores do Distrito de Tupi, os participantes poderão conhecer um pouco sobre a história do distrito de Tupi com o historiador Antônio Carlos Angolini e do horto com a engenheira ambiental e gestora da área, Rosa Maria Galera Gonçalves. Não será necessário fazer inscrição para participar desse evento, que faz parte das comemorações de 100 anos de Tupi.

O Vem pro Horto é um programa de educação ambiental que busca aproximar a comunidade do Horto e torná-lo cada vez mais um espaço educador sustentável. Esse programa é realizado pela SEDEMA de Piracicaba, Instituto de Pesquisas Ambientais, Fundação Florestal e OCA/ESALQ/USP, com diversos parceiros, sendo que a sua programação é construída de forma participativa no início de cada ano e divulgada nas redes sociais (https://www.facebook.com/estacao.experimentaldetupi e https://www.instagram.com/hortodetupi/).   No canal “Estação Experimental de Tupi” no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCuYfgaMBmvwnosiu7bYEjVg) está disponível um vídeo sobre esse programa educativo.

Os eventos do “Vem pro Horto” são sempre gratuitos, abertos a toda a comunidade e agora são realizados com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SEMUTTRAN), Guarda Civil e Tupi Transportes, de modo que contam com uma linha de ônibus gratuita saindo do Terminal Central em direção ao Horto de Tupi.