Em comemoração ao mês do Meio Ambiente, a Estação Ecológica de Bananal realizou diversas ações de educação ambiental com alunos da rede pública de ensino do município. As iniciativas foram possíveis graças ao convênio homologado pela Fundação Florestal entre Unidade de Conservação e Prefeitura.

Dentre as ações já realizadas, pode-se destacar visitas técnicas à UC, à RPPN Chácara Santa Inez e aos produtores beneficiários do Projeto Conexão Mata Atlântica, onde aprenderam sobre a tecnologia de pasto rotacionado. Além disso, foram realizadas oficinas de reciclagem, palestras informativas, plantio de árvores nativas e oficinas sobre herpetofauna e exposição de parte do acervo do museu de história natural da Unicamp, na Semana do Meio Ambiente, sem contar os projetos de extensão junto à universidade, distribuição e-books educacionais, dentre outros.

Para os próximos meses, já existem ações programadas no roteiro, onde os alunos conhecerão a tecnologia de produção de cogumelos, participarão de campanhas de conscientização ao atropelamento de fauna, concurso de melhor desenho ambiental, teatro de fantoches com animais da Mata Atlântica e oficinas de meliponicultura.

O compromisso da EEB consiste em validar e aplicar políticas públicas que fomentem o desenvolvimento social sustentável e ensino sobre a preservação dos recursos naturais, fomentando nas crianças a consciência ecológica.

Confira mais registros das iniciativas: