Plantio simbólico no parque Fontes do Ipiranga marcou início da parceria no âmbito do programa legislativo “Alesp Preserva”
Neste domingo (5), o Governador Rodrigo Garcia, e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, realizaram um plantio simbólico durante cerimônia realizada no jardim Botânico em alusão ao dia Mundial do Meio Ambiente.
O programa Alesp Preserva, lançado no fim do ano passado, visa neutralizar as emissões de carbono, reduzir o consumo de água e papel, e investir em produção de energia solar. Para auxiliar nos resultados, um acordo com a Fundação Florestal vai viabilizar o plantio de espécies nativas em áreas de preservação ambiental.
Nesta primeira etapa serão reflorestados 12 hectares no Parque Estadual Rio do Peixe, localizado em Presidente Venceslau. O objetivo é expandir o projeto para diferentes Unidades de Conservação do Estado de SP.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, “a iniciativa vai ao encontro das necessidades globais para minimizar o impacto das emissões dos Gases de Efeito Estufa”. Ele também cita que “os poderes Executivos e Legislativos devem dar o exemplo à sociedade ao adotar práticas sustentáveis como a compra de materiais com certificado de origem, o pagamento por serviços ambientais, o uso racional da água, entre outras medidas”.
De acordo com a Alesp, para o plano de compensação foi realizado um levantamento para identificar o volume de CO² emitido pelos funcionários e visitantes da Casa, considerando o deslocamento, tipo de transporte e combustível utilizado, consumo de energia elétrica e resíduos gerados. O resultado do levantamento que quantificou os gases emitidos entre os anos de 2020 e 2021 apontou uma emissão de 1.763,3 toneladas de CO² advindas de atividades relacionadas à Assembleia Legislativa.
Também estiveram presente no evento o secretário de Governo, Marcos Penido; e o diretor executivo Rodrigo Levkovicz.