Um grupo de voluntários retirou mais de 260 kg de lixo da Praia da Barra do Una, Caramborê e Desertinha. A ação foi organizada pela ONG Ecomov e pelo Camping Lamarka, que promove ações de limpeza na RDS Barra do Una, em parceria com a Fundação Florestal e Secretaria de Meio Ambiente. A instituição convidada foi o Projeto Remar, Limpar e Ensinar.

Foram cerca de 20 participantes que percorreram uma área de 3 km entre a faixa de areia, vegetação, trilhas e encostas, coletando materiais como redes de pesca, além de lixo de navios internacionais e de origem doméstica e do comércio local. No primeiro dia (7/5), a ação retirou mais de 150 kg de lixo na Praia do Una em apenas quatro horas de limpeza e no segundo (8), foram 110 kg das praias Desertinha e Caramborê. Entre os resíduos encontrados, 70% são comuns, como embalagens alimentares, higiene, cosméticos, 20% são provenientes da pesca como redes, isopor, apetrechos de uso da pesca artesanal e 10% é lixo de origem estrangeira, como embalagens de alimentos, materiais.

”As praias são muito preservadas pela comunidade local, porém recebe lixo vindo do mar que provavelmente é descartado em praias próximas e populosas ou de moradias próximas a rios e manguezais”, afirma Rodrigo Brandão Azambuja, presidente da organização.

”O lixo marinho é um problema mundial por conta do descarte incorreto de resíduos e que tem causado sérios impactos à fauna marinha e praias.  As ações de limpeza são sempre bem-vindas nas Unidades de Conservação e fica o nosso agradecimento à equipe da Ecomov e à comunidade de Barra do Una pela ação desenvolvida nestes dois dias de trabalho. Todo material recolhido será encaminhado para a reciclagem em Peruíbe’, comenta Vanessa Cordeiro, gestora da RDS da Barra do Uma.

Para mais informações sobre a RDS Barra do Una, acesse https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/reserva-de-desenvolvimento-sustentavel-barra-do-una/