Reservas poderão ser feitas no e-commerce da FF 

A ciclotrilha Estrada Rio Pardo Limeira, que compreende o Parque Estadual Serra do Mar, nos núcleos Padre Dória, São Sebastião e Caraguatatuba foi reaberta. A iniciativa representa um importante estímulo ao cicloturismo e ao turismo de aventura para o Estado de São Paulo. Para percorrer a trilha de bicicleta, os interessados devem fazer o agendamento pelo site de Vendas e Reservas Online da FF (link abaixo). 

Funcionando todos os dias, o acesso será gratuito e poderá ser feito por São Sebastião, Salesópolis e Caraguatatuba. Esta ação faz parte do Projeto Ciclotrilhas Fundação Florestal, do Núcleo de Novos Negócios e Parcerias, que contempla 1.500 km de rotas internas, externas e internúcleos às Unidades de Conservação.  

A reabertura também representa um novo mercado para o trade turístico local e regional, estimulando novos negócios para operadores e fornecedores de equipamentos e serviços de apoio ao cicloturismo e turismo de aventura. “A visitação pública neste atrativo permite aos visitantes o contato direto com regiões mais preservadas do Parque Estadual da Serra do Mar, e é um convite à imersão no ambiente natural, um verdadeiro banho de Mata Atlântica”, explica Diego Hernandes, diretor do Litoral Norte, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Mantiqueira. 

Fechada desde fevereiro de 2020, por conta de um deslizamento e das restrições por conta da Covid-19, o processo reabertura do atrativo ao uso público partiu do investimento em estruturas e no serviço de segurança, sinalização e controle de acesso. Contudo para a finalização dos Planos de Operação, contingência, documentos que compõem o Sistema de Gestão de Segurança da atividade, foi importante a realização de eventos teste com o objetivo de observar na prática medidas de tratamento de riscos, bem como colher contribuições sobre a melhor forma de operação que traga satisfação aos visitantes. 

Os próximos passos são a constante avaliação do Sistema de Gestão de Segurança, a busca por parcerias com a iniciativa privada para a operação de novas modalidades de turismo de aventura. 

Como acessar 

É possível fazer o roteiro seguindo os trajetos: 

1 – Salesópolis / Caraguatatuba  

2 – Salesópolis / São Sebastião  

3 – Caraguatatuba / Salesópolis  

4 – São Sebastião / Salesópolis  

5- São Sebastião / Caraguatatuba  

6 – Caraguatatuba / São Sebastião 

Os roteiros com saída do PESM Padre Dória (Salesópolis) não são acessíveis para a maioria dos carros/vans de transporte, sendo assim os ciclistas devem iniciar o trajeto pela estrada Rio Pardo na parte externa, entre o KM 99 da Rodovia SP-88, onde começa a Estrada da Rio Pardo ou seguindo adiante aproximadamente 9km, próximo a igreja Santa Cruz da Nascente.

Outra forma é realizar o sentido contrário a tradicional descida. O início oficial da rota é na guarita do km 9, em que é possível o acesso dos carros/vans de transporte. O pedal segue por toda a extensão da Estrada Rio Pardo, no sentido subida da serra e sem fazer desvios, passando pela Base Capela no km 50 da estrada, encerrando a atividade no melhor local para que os ciclistas possam embarcar nos carros.  

Há também a possibilidade de pedalar no sentido São Sebastião – Salesópolis, sendo esse o trajeto de maior dificuldade do roteiro e recomendado apenas para ciclistas profissionais devido ao acúmulo de altimetria positiva elevada (mais de 3.500m). O início oficial da rota é no trailer de fiscalização do PESM São Sebastião, e é possível o acesso dos carros/vans de transporte, sendo iniciado ali o pedal de subida da Serra do Mar pela Estrada da Limeira, até a estrada Rio Pardo, onde vão entrar a esquerda e seguir até Salesópolis.  

Há também a possibilidade de acesso por Caraguatatuba ou São Sebastião, encerrando a rota em uma das cidades litorâneas. Dessa forma, o ciclista realiza um roteiro quase circular, podendo utilizar a estrada sem a preocupação de ter um deslocamento de carro para encontro no ponto final. É importante ressaltar que o trajeto Caraguatatuba até São Sebastião, ou o contrário, apresenta nível de dificuldade para ciclistas experientes.  

Para acessar o site de Reservas e Vendas online, acesse: 

https://www.ingressosparquespaulistas.com.br/home