Na última semana, o Monumento Natural Estadual Mantiqueira Paulista ofereceu um curso para guias e monitores que atuam no Mona e nas trilhas e travessia Marins – Itaguaré. Em dois dias de aulas, foram mais de 80 participantes, de 27 municípios de três estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A Fundação Florestal e Corpo de Bombeiros promoveram um curso nos dias 23 e 24 de março que debateu temas como combate a incêndio, Sistema Integrado de Comando e Operações de Emergência (Sicoe) e Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Houve, também, o apoio das prefeituras de Cruzeiro (SP), Piquete (SP) e Marmelópolis (MG) e do Sindicato Rural de Lorena. Os participantes receberão, ao final, certificados e este foi o primeiro passo para o processo de capacitação de guias e monitores para o credenciamento para atuar na Unidade de Conservação.

Segundo Ives Simões Arnone, gestor da UC, o retorno positivo dos presentes trouxe uma perspectiva de novos cursos, incluindo o manejo de animais peçonhentos e comunicação por rádio. “Estamos propondo a criação, ainda, uma brigada de voluntários do Mona Mantiqueira no municípios de Piquete e Cruzeiro, que vai ajudar a combater focos de incêndio, preservando o ecossistema local”, completa.

Confira mais registros do evento:

O Mona Mantiqueira Paulista

Criada no dia 6 de janeiro de 2021, o Monumento Natural é o terceiro do estado de São Paulo e possui 10,3 mil hectares. Localizada em áreas dos municípios de Cruzeiro (9.392 hectares) e Piquete (979 hectares), a Unidade de Conservação preserva em torno de 421 espécies de animais, sendo 294 de aves, 56 de anfíbios, 40 de mamíferos e 15 de peixes da região, além de proteger um rico patrimônio natural de grande beleza cênica, com áreas de montanha predominantemente cobertos por florestas e campos de altitude.

O Mona está inserido na bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul, curso de água que banha os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O rio atravessa a região do Vale do Paraíba e é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna.

Para mais informações, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/monumento-natural-estadual-mantiqueira-paulista/