Sinalização da Petrobras é uma das condicionantes da Fundação Florestal para o licenciamento da Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural do polo Pré-Sal da Bacia de Santos
A partir desta semana, 26 placas começam a ser instaladas pela Petrobras ao longo dos litorais Sul, Centro e Norte do estado de São Paulo. As placas de sinalização trarão informações sobre dos principais animais marinhos de cada região, as principais ameaças e dicas para preservação dos ambientes marinhos. Um QR Code também será disponibilizado para mais informações.
A ação faz parte da terceira etapa do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama da Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural do polo Pré-Sal da Bacia de Santos, e faz parte de um pacote de 18 condicionantes propostas pela Fundação Florestal para minimizar os impactos aos atributos das unidades de conservação. Nos próximos meses também serão produzidos e distribuídos outros materiais gráficos, complementares à temática das placas. As peças dialogarão com pescadores, operadores de turismo náutico e visitantes das Unidades de Conservação geridas pela FF, buscando a sensibilização do público quanto à importância da conservação marinha e a divulgação das informações coletadas nos diferentes programas de monitoramento ambiental em desenvolvimento.
As informações são coletadas por meio do Programa de Monitoramento e da Atividade Pesqueira na Bacia de Santos (PMAP-BS), do Programa de Monitoramento de Cetáceos na Bacia de Santos (PMC-BS) e do Programa de Monitoramento de Praias na Bacia de Santos (PMP-BS). Os projetos colhem de forma sistemática, dados sobre cetáceos, atividade pesqueira e sobre a fauna marinha encalhada nas praias na área de abrangência da Bacia de Santos e o material informativo busca promover e integrar os diferentes Programas e Projetos decorrentes da exploração de petróleo, traduzindo seus resultados para a sociedade. A identidade visual e a maneira de apresentar a informação foi desenvolvida pela Petrobras em parceria com as Áreas de Proteção Ambiental Marinha Centro, Sul e Norte.
Além disso, outras condicionantes também serão colocadas em prática na sequência, incluindo realização de ações de fortalecimento dos pescadores artesanais do litoral do estado de São Paulo, ações relacionadas a minimização dos impactos causados pelos petrechos de pesca perdidos no mar e também eventos que devem aproximar a comunidade científica e gestores de UCs aos resultados dos diversos programas já executados pela Petrobras, buscando soluções aos desafios da gestão das áreas protegidas.
Confira as placas abaixo:
Litoral Sul
Litoral Centro
Litoral Norte