Na última semana, a Estação Ecológica de Jataí (EEJ), localizada no município de Luís Antônio, realizou o curso Monitoramento de Primatas em Unidades de Conservação, ministrado por Edson Montilha, gerente Regional do Vale do Ribeira e Litoral Sul. Vinculado ao Programa de Monitoramento da Biodiversidade do estado de São Paulo, o curso teve a participação de 12 pessoas, entre funcionários da EEJ, gestores de outras UCs e alunas de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Adriano Candeias de Almeida, responsável pela gerência das Unidades de Conservação Interior Centro-Norte, também esteve presente.

Durante a tarde do primeiro dia de curso foram abordados, no Centro de Interpretação e Educação Ambiental de Jataí, o histórico do programa de monitoramento, a metodologia de seleção das espécies alvo do programa, seus desafios de implementação, protocolos e desenho amostral, além da contextualização dos primatas do estado de São Paulo e sua ecologia.

Na manhã do dia seguinte, a equipe foi a campo para realizar a observação de primatas, segundo a metodologia do projeto, e percorreu um trajeto piloto de 1 km no interior de um fragmento florestal de Cerradão, sob a orientação Montilha, que passou diretrizes aos participantes e apresentou o aplicativo Survey123, plataforma virtual que permite sistematizar os dados coletados em campos, como avistamentos de primatas e dados oportunísticos da fauna em geral, permitindo o posterior envio dos dados à equipe de monitoramento da Fundação Florestal.

Para saber mais sobre a Unidade de Conservação: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/estacao-ecologica-jatai/