Ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Município de Bananal

Pensando no presente e no futuro, a Estação Ecológica de Bananal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Município de Bananal, por meio de um convênio firmado, desenvolveu um roteiro de atividades ambientais para serem aplicadas ao longo do ano em todos os núcleos escolares e níveis de educação básica da cidade. Dentre as ações previstas, está o programa Ecopontos, que foi lançado na última semana nas escolas da cidade.

Nele, alunos e professores organizarão a coleta de materiais com potencial reciclável, que será separado e organizado nas escolas para que o senhor Antônio Jorge de Souza, parceiro do programa que já atua no ramo da reciclagem, recolha os itens periodicamente. O objetivo do programa é diminuir o impacto dos resíduos descartados de forma irregular na natureza, conscientizar crianças e adultos e fomentar a economia local. A agenda ambiental também inclui visitas à Reserva Natural do Patrimônio Particular (RPPN) Chácara Santa Inês, à EEB, aos produtores rurais beneficiários de Projeto Conexão Mata Atlântica, semana do Meio Ambiente, oficinas de herpetofauna, desenvolvimento de horticultura e oficinas de meliponicultora.

“Um dos grandes desafios da atualidade é desenvolver uma mentalidade coletiva pautada na sustentabilidade, mesmo com um grande número de catástrofes e tragédias ligadas a impactos ambientais originados na ação humana, ainda sim existe muita resistência quando se fala em mensurar os danos e impactos ambientais. Escolas, universidades, poder público e a sociedade civil no geral buscam alternativas viáveis para romper o ciclo cultural de agressão ambiental que ocorre desde o processo de industrialização, oferecendo alternativas sustentáveis que fomentem a transformação cultural dos indivíduos”, explica Thiago José Filete Nogueira, gestor da UC.

“Um futuro sustentável depende de ações no presente, ações que desenvolvam nas pessoas o compromisso de preservar, educar e transformar. A equipe EEB e parceiros estão comprometidos com essa transformação, através da informação e da participação em ações junto à comunidade, seguimos com a nossa missão”, completa Nogueira.