Promovida pelo sexto ano pela ONG Ecologia em Movimento (Ecomov), a Campanha Verão Limpo começa este mês nas praias do litoral de São Paulo. Realizada em parceria com a Fundação Florestal e escoteiros da da 13ª Região (Escoteiros do Ar), tem como objetivo conscientizar os banhistas sobre o lixo descartado nas praias durante a alta temporada.

A Ecomov realiza uma pesquisa desde 2017 onde aponta a influência do microlixo em alta temporada gerando o ‘lixo do verão’.  ”Em média, mais de 40% dos resíduos encontrados em praias são de consumo local. Os mais achados são as tampinhas de garrafa pet, canudos, embalagens e fragmentos de plástico, além de embalagens alimentares comercializadas nas praias, um grande perigo para a fauna marinha ”, afirma Rodrigo Azambuja, presidente da Organização.

Etapas

Na 1ª Etapa, os voluntários percorrerão as praias de Santos – Emissário Submarino (19/3) e São Vicente – Ilha Porchat (26/3). Já na 2ª Etapa, que acontecerá nos meses de abril e maio, serão contemplados os litorais Norte e Sul, junto às Unidades de Conservação – Parques Xixová-Japuí (PEXJ), Ilhabela (PEIB) e Reserva de Desenvolvimento Sustentável Barra do Una (RDS Barra do Una).

Ações 

As ações de limpeza de praia e das encostas e detecção de metais em solo serão os atrativos da agenda. Estudantes de universidades e escolas técnicas abordarão, ainda, banhistas para realizar uma pesquisa qualitativa online sobre os resíduos encontrados nos locais. “Nas Unidades de Conservação, a proposta é retirar uma tonelada de lixa”, completa Juliana Teixeira Gonçalves, vice-presidente e bióloga marinha.

Para mais informações, entre em contato pelo email orgecomov@gmail.com

(Texto e imagens: ONG Ecomov)