O Dia Mundial da Água, 22 de março, é uma data para alertar a todos sobre a sobre a necessidade da conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos. Para contribuir nessa grande mobilização, a Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha do Litoral Centro, com apoio da Fundação Florestal, está lançando a segunda revisão dos cadernos “A Mágica da Água Salobra”, parte do projeto “Um Mangue no Meu Quintal”, disponível  para download gratuito no site do projeto. Essa edição aborda temas como a importância da gestão das bacias hidrográficas para a garantia de volume e qualidade água no estuário e mar.

Na última quinta-feira (17), foram realizadas duas lives para orientar os educadores na condução das atividades da publicação. Os encontros tiveram a participação da professora e pesquisadora Fabiane Gallucci, uma das colaboradoras do Caderno do Educador: material de consulta. O conteúdo está disponível clicando aqui. Inspirados nos conteúdos apresentados nos materiais lançados, os educadores propuseram uma série de atividades, tais como: exposições de cartazes produzidos pelos educandos nos corredores da escola, discussão de reportagens sobre acontecimentos recentes envolvendo água na região e produção de vídeos.

Atualmente, o projeto conta com a participação de 78 educadores de unidades escolares localizadas a menos de 5km dos manguezais de vários municípios do Litoral Centro como: Peruíbe, Itanhaém, Guarujá, Santos e Bertioga. De acordo com Michele Balbin, educadora de geografia da Escola Estadual Archimedes Bava (Bertioga), o caderno e a live serviram de inspiração. “Preparei uma atividade de reflexão sobre as águas do nosso bairro e a produção de uma história criada pelos aprendizes, como forma de abordar o Dia Mundial da Água, em que eles deveriam criar enredo e personagens”, completa.

Gabriel Jesus Jarada Bermedo, professor da Escola Municipal Maria Aparecida Soades Amendola (em Itanhaém), explica o que foi feito com base no material desenvolvido. “Na escola fizemos uma exposição do dia da água, ligando a importância deste recurso com o Manguezal, inspiração a partir do caderno disponibilizado. Com isso, possibilitamos que os alunos tenham cada vez mais conteúdo de educação sobre o meio ambiente”, finaliza.

Articulado pela APA Marinha do Litoral Centro, essa edição contou com a colaboração do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio ambiente de Bertioga, Centro de Pesquisa e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Itanhaém, LabAqua do Imar Unifesp, Jornal Martim Pescador, Laboratório Crusta da Unesp Campus São Vicente, Unidades de Conservação que compõe o Mosaico da Juréia Itatins e demais pesquisadores voluntários. Toda a diagramação e revisão foi realizada pela Comunicação da Fundação Florestal.

Saiba mais em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/ummanguenomeuquintal/