Ação aconteceu na última terça-feira em comemoração ao Dia Mundial da Água

Na última terça-feira (22), o Parque Estadual do Juquery reuniu 112 voluntários para a 14ª Megaoperação de Limpeza da Represa Paiva Castro – Sistema Cantareira, em comemoração ao Dia Mundial da Água. No mutirão foram coletadas seis toneladas de resíduos diversos que já foram descartados no reservatório.

Realizada há mais de dez anos, a megaoperação foi criada com o intuito de atender a um dos principais objetivos da Unidade de Conservação, que é preservar a integridade das áreas produtoras de água, incluindo o Reservatório Represa Paiva Castro, que abastece mais de 12 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo.

Parceiros

A megaoperação contou com a participação de voluntários e instituições públicas como: Sima, PEJy, Sabesp, Corpo de Bombeiros 5º GB e Escola Superior de Bombeiros (ESB), Polícia Militar Ambiental, prefeituras de Franco da Rocha, Caieiras e Mairiporã.

O PE Juquery

A UC foi criada em 1993 em razão da necessidade de conservação de importantes remanescentes de Cerrado existente na Fazenda Juquery, além de preservar as áreas de mananciais do Sistema Cantareira. O principal atrativo da unidade é o Ovo do Pato, elevação que impressiona com seus 942 metros de altitude, de onde pode-se avistar outras áreas protegidas que formam um grande corredor ecológico e de biodiversidade. Ao visitar a UC é possível realizar todas as trilhas abertas ao público, em um único dia (Árvore Solitária, dos Lagos, mirante da várzea do Rio Juquery, do Ovo do Pato e a trilha de MTB) mas é preciso muito fôlego! Além disso, a UC abriga espécies da fauna e da flora de grande importância para a conservação da diversidade biológica dos biomas Cerrado e Mata Atlântica como: cachorro-do-mato, veado-campeiro, jaguatirica, fruta-do-lobo, angico, copaíba, cambará, barbatimão e o símbolo do PEJy, a seriema.