O local é protegido pela Fundação Florestal e abriga remanescente de Mata Atlântica na região, além de animais ameaçados de extinção; áreas de uso turístico também ganharam novas atrações

O Governo de São Paulo, por meio da Fundação Florestal, entregou nesta sexta-feira (4) as novas instalações do Parque Estadual Morro do Diabo, na cidade de Teodoro Sampaio. A obra contemplou a reforma das edificações, revitalização do centro de visitantes, alojamentos, hospedarias, playground e museu, modernização dos espaços de churrasqueiras e de apoio às atividades de camping/motorhome.

O parque recebeu ainda um novo sistema de iluminação que ampliou o uso de áreas durante o período noturno, além de concluir a Trilha Suspensa do Barreiro da Anta, um dos principais atrativos turísticos que também auxiliará as pesquisas na área. No total foram investidos R$6 milhões provenientes da Câmara de Compensação Ambiental.

“Vamos continuar a fazer mais investimentos e melhorias neste parque para garantir o desenvolvimento não só ambiental, mas também do turismo ambiental, que traz oportunidade de emprego, renda e conhecimento. Quem conhece a natureza, respeita e protege. Quem defende a natureza, defende a vida”, afirmou o Governador.

A medida faz parte do programa de desenvolvimento do Pontal do Paranapanema, lançado em janeiro de 2021, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento da região por meio da ampliação da infraestrutura e serviços de apoio à cadeia produtiva.

“Aqueles que são da região sabem e aqueles que não vêm sempre à região têm que valorizar esse parque e essa beleza, que ganhou das mãos do nosso Governador, das mãos do nosso secretário (de Infraestrutura e Meio Ambiente) Marcos Penido, com quem eu tenho a honra de trabalhar, essas melhorias. São R$ 6 milhões aplicados pela Câmara de Compensação Ambiental em benfeitorias. Esse potencial poderá ser utilizado não só pelos cidadãos de Teodoro (Sampaio), mas por toda essa região do Pontal”, destacou o subsecretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Trani.

A revitalização seguiu parâmetros estabelecidos pela Companhia Ambiental e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, como os sistemas de tratamento de esgoto individualizados e com biodigestores. Durante a obra houve o gerenciamento de resíduos com coleta seletiva, controle da emissão de poluentes dos veículos e equipamentos e capacitação dos funcionários para atendimento de emergências com eventual impacto ao ecossistema.

O conjunto de práticas sustentáveis tornou o Morro do Diabo o quarto “parque-modelo” do estado, somado às Ilhas Anchieta, em Ubatuba; do Cardoso, no Vale do Ribeira; e ao parque Estadual Intervales.

Além do governador João Doria, participaram da cerimônia de entrega das obras o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani e o diretor da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz.

Fomento ao Ecoturismo

Com a conclusão da reforma, a Fundação Florestal iniciará a elaboração de projeto para permissão de uso das estruturas com o objetivo de aprimorar e oferecer serviços ao turista, como alimentação, hospedagem, aluguel de equipamentos, entre outros. O plano deverá exigir a contratação de mão de obra local, bem como a comercialização de produtos e alimentos da região a fim de estimular a economia no entorno e melhorar a experiência do visitante.

Programa Estadual de Monitoramento da Biodiversidade
Além das atividades de ecoturismo, o Morro do Diabo é uma importante área de pesquisa. No local, desde 2020, funciona o projeto-piloto da Fundação Florestal que monitora médios e grandes mamíferos, especialmente espécies ameaçadas de extinção, no âmbito do Programa Estadual de Monitoramento da Biodiversidade.

A equipe técnica conta com treinamentos e aparato tecnológico que auxiliam na identificação e acompanhamento da fauna, como por exemplo, pegadas, rastros, tocas, presença de árvores frutíferas e frutos e barreiros, entre outros.
Para mais informações, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-morro-do-diabo/.

Pontal 2030

O Pontal 2030 é um programa de desenvolvimento do Pontal do Paranapanema que reúne intervenções estatais destinadas a prover infraestrutura e serviços de apoio ao desenvolvimento de cadeias produtivas, além de ações socioambientais para melhoria dos indicadores municipais. A região registra o segundo menor IDH do estado e está abaixo da média estadual. O programa abrange 32 cidades e representa um território de 18.441,6 km² com 260 mil habitantes. Saiba mais em: https://pontal2030.sdr.sp.gov.br/

Câmara de Compensação Ambiental

A Compensação Ambiental está definida no Artigo 36 da Lei Federal nº 9.985/2000 (Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC), que determina que nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, o empreendedor é obrigado a apoiar a implantação e manutenção de Unidade de Conservação. Saiba mais em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/compensacao-ambiental/