Unidade de Conservação realizou atividades de divulgação da Unidade de Conservação, como exposição de cartazes, distribuição de folders e orientações para a comunidade local.

No último dia 2/2, a equipe do PEPF realizou uma série de atividades interativas na Praça Central e na Avenida do Comércio no município de Porto Ferreira. Os eventos contaram com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Zeladoria e Defesa Civil, bem como de parceiros locais, que sempre prestigiam ações de fortalecimento dos laços entre a Unidade de Conservação e a comunidade local.

O objetivo principal da série de atividades foi divulgar o Parque Estadual e incentivar a visitação, estimulando a conscientização sobre a importância das Unidades de Conservação para a proteção dos recursos naturais, como a fauna, a flora e os recursos hídricos de uma região.

O Parque Estadual de Porto Ferreira busca incrementar a visitação tanto de moradores da cidade como de visitantes de outros municípios do estado.

A atual gestão do PEPF acredita que a experiência de visitação deve ser agradável e enriquecedora para todos os visitantes. Por este motivo, a unidade busca melhorar, cada vez mais, as estruturas de recepção ao visitante e de permanência no parque, com o Centro de Visitantes e as áreas de quiosques para a realização de piqueniques com amigos e familiares. Dentre os atrativos oferecidos pelo PE Porto Ferreira, o percurso da Trilha das Árvores Gigantes, com cerca de cinco quilômetros, passa por área de vegetação de Cerrado e de Floresta Estacional, permitindo um contato mais próximo com a natureza.

O gestor da unidade, André De Lucca, informa que novas ações de divulgação e de informação serão realizadas em breve, com destaque para uma exposição sobre a Operação Corta-Fogo prevista para 23/2 e aberta a todos os interessados, mediante inscrição. De Lucca destaca a importância de divulgar o trabalho das equipes de prevenção e combate a incêndios florestais, “O público será informado sobre os riscos e prejuízos causados por incêndios e como cada indivíduo pode ajudar a reduzir o impacto negativo das queimadas irregulares na época da seca”.

Fotos: André De Lucca

Para saber mais sobre o Parque Estadual Porto Ferreira, acesse o Guia de Áreas Protegidas do Estado de São Paulo em: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-porto-ferreira/

Fotos: André De Lucca