A Estação Experimental de Bento Quirino, por meio da Fundação Florestal, em parceria com a prefeitura municipal de São Simão e apoio do Movimento Lixo Zero, desenvolveu e implementou o primeiro ecoponto de pilhas, baterias, buchas sintéticas e recicláveis do município. Localizado na entrada da unidade, conhecida como Horto Florestal, os contêineres foram criados por meio da reutilização de materiais já existentes na unidade.

A ideia da criação do ecoponto surgiu após a demanda da população pelo descarte correto de resíduos. O aparato evita, ainda, o descarte indevido no Aterro Sanitário do município. Nos próximos meses, outros pontos de recebimento de resíduos serão implementados pela cidade.

A inauguração contou com a participação do vice-prefeito, Claudemir Dolbem, representando o prefeito, Marcos Bonagamba, do coordenador do Departamento de Meio Ambiente, Marcos Oliveira, da engenheira Ambiental Carolina Zeballos e do gestor da Unidade, Maico Damião Correa Porto.