A trilha do Barreiro da Anta, no Parque Estadual do Morro do Diabo, foi o último carimbo que o casal Flavio Ackel e Karim Marchena precisava para completar a 2ª edição do Passaporte das Trilhas do Estado de São Paulo, desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Fundação Florestal. Flavio e Karim se tornaram as primeiras pessoas a completarem as duas edições do passaporte.

A relação do casal com as Unidades de Conservação, contudo, não começou agora. Formados em Direito pela mesma faculdade, em 2003, passaram mais de dez anos sem contato e se reencontraram por conta do interesse da Karim por voar de balão. Flavio, já na época, fazia voos e trilhas e foi a ponte para que ela começasse a ter mais contato com a natureza.  Em um final de semana no PE Cantareira, ele ficou sabendo da existência do passaporte, que ainda estava em sua primeira edição, e ela encontrou dois exemplares no PE Campos do Jordão e trouxe para Flavio. O encontro para a entrega do material foi o pontapé para que os dois se reaproximassem. “Começamos a fazer as trilhas do passaporte juntos e cada vez mais eu o admirava. O olhar dele na trilha, sua audição extremamente aguçada, todo conhecimento que tinha, o jeito dele tratar as pessoas que encontrava em nosso caminho era encantador”, completa Karim.

Em 2015, o casal completou a primeira edição do passaporte, mesmo ano em que se casaram. Quatro anos depois, buscaram a segunda edição e começaram logo a desbravar as trilhas. “A proposta de conhecer para preservar é fantástica. O primeiro passaporte tinha trilhas mais difíceis, como a subaquática e este veio com um nível de dificuldade menor, em que todos podem desbravar e ter contato com a natureza”, explica Flavio. Como prêmio, o casal ganhou hospedagens em uma das Unidades de Conservação e escolheram voltar para o Parque Estadual Intervales, onde começaram a namorar, anos antes.

E a mensagem que o casal passa é de desbravar os novos espaços. “Eu era uma pessoa que tinha medo de formiga, de água, de estar na mata sozinha, mas o passaporte foi primordial para eu ter segurança, porque ele reunia todas as informações que eu precisava para começar essa aventura. Por isso, eu sempre falo para todos, arriscar é fundamental. Sempre lembrando que equipamentos adequados são primordiais, pois quanto mais preparados estávamos, melhor era a experiência da trilha”, fala Karim.

Para Flavio, depois do primeiro carimbo, é inevitável não chegar até o final. “O fato de você começar, te incentiva a ir além. Conhecemos os parques, várias cidades e pessoas incríveis nessa jornada. Já percorremos mais de 24 mil km de carro para chegar nas unidades de conservação, 275km nas trilhas. É muita história para contar”, finaliza Flavio.

O passaporte

Elaborado em 2018 pela Fundação Florestal, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), como uma ferramenta para o desenvolvimento do turismo sustentável no Estado, a 2ª edição do Passaporte das Trilhas do Estado de São Paulo traz 22 trilhas, em 18 áreas naturais protegidas do Estado de São Paulo, divididas em três ciclos, Acessibilidade, Família e Aventura. Ao finalizar o passaporte, os usuários são premiados com uma estadia em uma Unidade de Conservação. Para mais informações, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/passaportes/

O passaporte faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Fundação Florestal para aprimorar a experiência dos visitantes nas Unidades de Conservação. Além do material, a instituição desenvolveu um Guia de Áreas Protegidas, que traz informações detalhadas sobre os atrativos e trilhas de cada UC. Com uma navegação intuitiva, o usuário pode fazer buscas filtradas por tipo de passeio e região, por exemplo.  No GAPs também é possível acessar os novos atrativos do Projeto Novos Roteiros, que conta com 657 km de novas trilhas ordenadas para a visitação em um total de 121 roteiros, abrangendo 48 Unidades de Conservação, contemplando as mais diversas paisagens e experiências ao visitante.

Saiba mais sobre o guia em: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/

Para acessar o site de reservas e vendas online, clique em https://www.ingressosparquespaulistas.com.br/home