O Monumento Natural Estadual Mantiqueira Paulista recebeu, nesta semana, a instalação de placas de sinalização de emergência. Nesta primeira etapa foram instaladas sete placas (Z1 à Z7), começando no morro do Careca e terminando na subida ao Pico dos Marins, em pontos estratégicos e visíveis nas rochas, que permite uma fixação permanente, afim de dificultar o vandalismo.

A equipe da Fundação Florestal, gestor Ives Arnone e o monitor Douglas Santos, e a equipe do 3° SubGrupamento de Bombeiros do 11° Grupamento de Bombeiros, o 1° Ten PM Luis Müller da Costa, Cb PM Benilson Uchoa da Silva Santos, Sd PM Otávio Márcio Moreira Lopes, Sd PM Hudson Pereira Alves, realizaram a instalação das placas em dez horas de atividade, percorrendo uma distância de 13km (ida-volta). Foi utilizado para perfuração uma furadeira de alto impacto com duas bateria de 36volts, broca de vídea de 6mm, sendo as placas fixadas com bucha e parafusos de aço inox.

Ao todo, serão 60 placas instaladas na travessia Marins-Itaguaré, área inclusa na Trilha Transmantiqueira (TMTQ). A Trilha de Longo Curso (TLC) atravessa a Serra da Mantiqueira no sentido oeste-leste, com um percurso que ultrapassa 1.100km de extensão, cruzando mais de 40 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, promovendo a integração de mais de 30 Unidades de Conservação.

A sinalização possui um código (letra e número) que permitirá que o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo tenha informações precisas da ocorrência, como, por exemplo, dados rápidos da localização (coordenadas geográficas), distância do ponto do início da trilha e local mais próximo de pouso de helicóptero. Com isso, os resgates serão realizados de forma mais rápida e eficiente, considerando as condições climáticas e as informações já disponíveis.

Além disso, as placas possuem imagens de QR Code que podem ser visualizadas no celular pelos visitantes e trazem algumas dicas e informações básicas de segurança para o usuário como: não entre em pânico, acione o telefone 193 ou 190, racione o consumo de água que você carrega consigo, permaneça no local onde ligou para o serviço de emergência, procure se abrigar em local seguro das intempéries climáticas, Economize bateria(s) do(s) celular(es), entre outras.

As placas foram obtidas por meio de uma parceria com o Grupo Cesari Logística de Cubatão-SP, cujo projeto piloto foi executado na trilha do Rio Mogi em Paranapiacaba (SP). Há uma estimativa de uso de aproximadamente 600 placas a serem instaladas nas principais trilhas do estado, conforme definição do Corpo de Bombeiros.

Este é um importante passo no ordenamento turístico do MONA em uma das trilhas mais procuradas por montanhistas, trazendo mais segurança para seus usuários e auxiliando na conservação da biodiversidade do corredor paulista da Serra da Mantiqueira. “Dessa forma, cumpre-se em parte o papel da UC que é proteger os atributos geológicos e geomorfológicos, incentivar a restauração ecológica, promover a educação ambiental, praticar o desenvolvimento sustentável, além de ordenar o turismo regional e prevenir e combater os incêndios e a degradação ambiental”, explica Ives Arnone, gestor da UC.

O Mona Mantiqueira Paulista

A Unidade de Conservação foi criada em 5 de janeiro de 2021 e tem por objetivo a conservação da biodiversidade do corredor paulista da Serra da Mantiqueira. A área busca proteger os recursos hídricos, a paisagem local, por seu significado como marco cultural e histórico, os atributos geológicos e geomorfológicos, a restauração ecológica, a promoção da educação ambiental, a prática do desenvolvimento sustentável e a realização da inclusão social regional, com vistas aos mecanismos de gestão participativa.

Para mais informações sobre o local, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/monumento-natural-estadual-mantiqueira-paulista/