Na última quinta-feira (9), os parques estaduais Rio do Peixe e Morro do Diabo receberam, da Unimed Presidente Prudente, mudas de espécies nativas, placas de identificação de espécies, bebedouros e garrafinhas d’água. A doação foi realizada por meio do programa de parcerias Adote Um Parque, criado pela Fundação Florestal, instituído pela portaria normativa FF/DE nº 306/2019.

Plantio de espécies nativas no PE Rio do Peixe

Na sede do PE Rio do Peixe foi realizado o plantio de espécies nativas como a canafístula (Peltophorum dubium), ipê-bola-roxo (Handroanthus impetiginosus), paineira (Ceiba speciosa), jatobá (Hymenaea courbaril). Também foram entregues dois bebedouros para a área de uso público. No PE Morro do Diabo, por sua vez, além da instalação dos dois bebedouros, foram distribuídas 500 garrafinhas d’água.

O evento contou com a participação do diretor da Unimed Presidente Prudente, Osvaldo Saraiva, e dos colaboradores da companhia Aldinei e Eduardo. Pela Fundação Florestal estavam presentes Eriqui Inazaki, gestor do PE Morro do Diabo, Natália Poiani, representando o gestor do PE Rio do Peixe, Jeferson Bolzan, além de Amanda Rodrigues e Raissa Torriani, monitoras, e Tiago Pantarotto e João Ricardo Urdiales, vigilantes.

Entrega dos bebedouros e garrafinhas no PE Morro do Diabo

Programa Adote Um Parque

O programa prevê doações e patrocínios voluntários de pessoas físicas ou jurídicas à Fundação Florestal e suas 151 Unidades de Conservação, que perfazem mais de 4,6 milhões de hectares. Dentre as possibilidades estão a adoção de trilhas, atrativos e/ou Unidades de Conservação; construção, manutenção, reforma ou adequação de Centros de Visitantes, sedes administrativas, bases operacionais e de pesquisa; estruturas ou placas de sinalização de trilhas e atrativos; adoção temporária de espécie animal, com estabelecimento de medidas de proteção; e doação de bens móveis, vantagens e materiais de consumo para o apoio à gestão de UCs.

A iniciativa tem como objetivo salvaguardar o patrimônio natural existente, protegendo espécies raras da fauna e da flora em seus habitats naturais, muitas delas ameaçadas de extinção, e de recursos como a água doce, garantida pelas florestas e tão necessária à nossa sobrevivência.

Para saber mais sobre o programa, acesse: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/adote-um-parque/

Já para mais informações sobre as nossas UCs, entre em https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/