Na última quarta-feira (8), o Parque Estadual da Ilha do Cardoso realizou um evento de capacitação com foco em atualizar os integrantes do setor náutico sobre as normas da Marinha e da Unidade de Conservação. Esta é uma etapa obrigatória para o credenciamento das embarcações de turismo comercial da UC, conforme o edital de chamamento público n° 19/2021.

Com a participação de 54 representantes, entre proprietários de embarcações e piloteiros, o dia contou com palestras da Marinha do Brasil, Instituto de Pesquisa de Cananéia (IPeC), Prefeitura Municipal de Cananéia, por meio do Departamento de Turismo, e do PE Ilha do Cardoso. Em pauta, aspectos turísticos da região, conhecimentos e orientações para a observação de boto-cinza (Sotalia guianensis), entre outros assuntos relevantes para o turismo náutico da região.

Para saber mais sobre o edital de chamamento, acesse: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2021/11/fundacao-florestal-abre-edital-para-credenciamento-de-embarcacoes-que-atuam-em-atividades-turisticas-e-comerciais-no-pe-ilha-do-cardoso/

Sobre o Parque Estadual da Ilha do Cardoso

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso está localizado no município de Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo e foi criado pelo Decreto nº 40.319 de 03 de julho de 1962. O local possui cerca de 13.600 hectares de área protegida, onde residem comunidades tradicionais e uma aldeia indígena e detém uma das áreas mais preservadas do domínio Mata Atlântica.

No PE da Ilha do Cardoso e entorno existem atrativos para várias modalidades da visitação pública, como trilhas para acessar cachoeiras, observação de aves, observação de golfinhos, vivência com a cultura caiçara, e muito mais.

A unidade recebe, em média, 50 mil visitantes por ano, sendo o Núcleo Perequê e o Núcleo Marujá suas áreas de mais visitação. Essas áreas possuem estruturas de apoio (públicas ou particulares) às pesquisas, eventos, cursos, atividades de educação ambiental e turismo.

Para mais informações, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/