A Fundação Florestal realizará o lanço de sementes de juçara sem polpa no Núcleo Itariru do Parque Estadual da Serra do Mar. O lançamento aéreo, com o uso de drones, acontecerá nos próximos dias 9 e 10 de dezembro, sobre uma área de 16 hectares, no município de Pedro de Toledo.

Em dezembro do ano passado, houve um bem-sucedido teste com o lançamento de uma tonelada de sementes na RDS Quilombos de Barra do Turvo, no sul do estado, a partir de um helicóptero. Os registros fotográficos feitos após seis meses revelaram que muitas sementes germinaram e se tornaram palmeiras jovens, com forte potencial para crescerem sólidas e robustas na floresta.

Dessa vez, o lançamento será feito por drones modelo Matrice 600 PRO da marca DJI, que se revelaram uma alternativa mais eficiente e econômica quando comparado ao uso do helicóptero.

O Programa Juçara constitui uma iniciativa pioneira da Fundação Florestal em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (por meio do Programa Vale do Futuro), Itesp, Ibama, universidades, prefeituras e entidades representativas da sociedade civil que oferece uma alternativa de trabalho e de renda a pequenos agricultores e comunidades tradicionais nas regiões onde se insere.

Além da questão ambiental, o programa procura modificar a cultura extrativista da palmeira-juçara ao desestimular o corte da árvore para a extração do palmito, oferecendo a opção de obter seu sustento por meio do cultivo e da venda da polpa de semente para o reflorestamento.

A palmeira-juçara é uma espécie nativa da Mata Atlântica ameaçada de extinção. Sua preservação está diretamente ligada à manutenção da biodiversidade local. Sua semente e seu fruto servem de alimento para mais de 68 espécies, entre aves e mamíferos. Tucanos, jacutingas, jacus, sabiás e arapongas são os principais responsáveis pela dispersão das sementes, enquanto cotias, antas, catetos e esquilos, dentre outros, se beneficiam das sementes e frutos.