Veículos serão destinados à administração dos parques, na execução das atividades inerentes à gestão, proteção, fiscalização e apoio ao uso público
A Fundação Florestal anuncia a aquisição de 20 quadriciclos para as Unidades de Conservação e produção pertencentes à instituição, sendo cinco de 850 cilindradas e 15 de 450. Os veículos possuem sistema de tração 4×4, capacidade de carga e reboque de 1.200 quilos, além de facilidade de deslocamento por conta das suas dimensões reduzidas. A aquisição segue os objetivos que regem o órgão, como a execução de ações para a conservação, manutenção, proteção e fiscalização das áreas sob sua responsabilidade.
Os quadriciclos de 850 CC serão enviados ao PE Intervales, PE Jurupará, PE Turístico do Alto Ribeira (Petar), PE Jaraguá e PE Juquery. Já os de 450 CC vão para o PE Carlos Botelho, PE Rio Turvo, EEc Jataí, PE Vassununga, PE Morro Do Diabo, EEc Assis, EEx Itapetininga, EEx Itirapina, EEx Mogi-Guaçu, FE Angatuba, FE Avaré II, FE Batatais, FE Manduri, FE Paranapanema e FE Águas de Santa Bárbara.
Os equipamentos ajudarão as equipes que administram os parques no dia a dia, na execução das atividades inerentes à gestão, proteção, fiscalização e apoio ao uso público das Unidades de Conservação. Em virtude de serem territórios vastos e áreas de preservação, com manutenção de suas condições naturais, as vias internas e acessos são compostos por estradas não pavimentadas, muitas vezes estreitas, inseridas em regiões de relevo acidentado e escarpado. Essas características demandam a necessidade de uma frota de veículos com características específicas, capazes de resistir ao uso contínuo em condições extremas e que facilite o deslocamento nestas condições.
O Parque Estadual Jurupará foi uma das UCs que receberam o equipamento e, segundo Esllen Moreira da Silva, gestora da unidade, ele já está sendo muito útil no dia a dia. “O quadriciclo nos auxilia nas vistorias e fiscalizações em lugares mais remotos, onde só era possível o acesso após exaustivas caminhadas. Com isso, economizamos tempo e ganhamos mais eficiência em nosso trabalho”, completa Esllen.
Outra Unidade de Conservação que recebeu o equipamento foi o Parque Estadual do Juquery. Por estar próximo à região metropolitana, o local sofre com as constantes queimadas e o veículo ajudará a reduzir o tempo de resposta das equipes no combate aos incêndios. Por ser um equipamento robusto com capacidade para transportar 1.200 quilos, é possível levar equipamentos de forma ágil a locais que o carro não acessa. “Quanto mais rápido chegarmos ao foco do incêndio, menos danos ele trará para o ecossistema. Por isso, é fundamental contarmos com equipamentos preparados para diversos terrenos e situações”, explica Francisco Honda, gestor da unidade. Além disso, o quadriciclo auxiliará no resgate de visitantes que se acidentam nas trilhas, na manutenção geral do parque – como instalação de placas em locais mais distantes e transporte de equipamentos para podas – e no apoio à pesquisa científica.